Guarda Municipal recebe armas não letais para uso em Itapemirim

Itapemirim, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, recebeu, na última terça-feira (13), armas não letais, que serão usadas no serviço preventivo da Guarda Civil Municipal. Os novos equipamentos serão usados a partir da próxima semana.

Neste primeiro momento, foram recebidos 29 sparks (dispositivo elétrico incapacitante), além de duas unidades do kit tático operacional IV, que consiste em um lançador de projéteis com carga de lacrimogênio e projéteis de borracha para contenção de tumultos generalizados. O emprego de tecnologias de armamentos não letais é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e pela Organização das Nações Unidas.

A utilização destes equipamentos tem como objetivo a proteção aos direitos humanos fundamentais, amenizando o sentimento de insegurança da sociedade, deste modo, reforçando o serviço de prevenção e repressão juntamente com os demais órgãos de segurança no combate à violência e criminalidade. “O recebimento desses equipamentos representa um avanço na atuação da Guarda Civil Municipal, atendendo ao princípio do uso progressivo da força na perspectiva da preservação da vida e dos direitos humanos”, destacou o Secretário de Defesa Social, Lázaro Contreiro.

A Guarda Civil Municipal de Itapemirim já recebeu treinamento e todos estão capacitados para usar os equipamentos. As armas não letais serão inseridas no município de acordo com a Lei n° 13.060/2014, que disciplina o uso de tais instrumentos de menor potencial ofensivo, recomendando a priorização à utilização desses instrumentos nas atividades de segurança pública. Outros materiais já foram adquiridos pela prefeitura e aguarda somente a chegada para também ser apresentado à sociedade.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *