I Parada Pedagógica de Piúma é sucesso

Piúma reúne profissionais da educação para discutir o compromisso com o fazer pedagógico. Mais de 600 servidores participam no Ifes da I Parada Pedagógica

 

Mais de 600 profissionais da Rede Municipal de Educação de Piúma participam nesta quarta-feira, 07, da I Parada Pedagógica Educação e Compromisso que está sendo realizada no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

Além de professores, todos os envolvidos com a educação marcam presença, desde porteiros, merendeiras, auxiliares, professores, diretores, pedagogos, orientadores, servente, secretário escolar. O objetivo é parar um dia para rever práticas e repensar o planejamento educacional.

O prefeito que é professor, Ricardo Costa – PDT abriu o evento falando das dificuldades encontradas na Educação e no déficit no orçamento somado aos desafios a vencer. Lembrou-se demanda encontrada nas creches e a situação dos prédios públicos. Oportunamente frisou que a Parada Pedagógica é um momento pessoal em que se encontro com os colegas de trabalho, amigos professores, os demais funcionários do município. “Pra mim é um momento de confraternização. Do ponto de vista educacional, é o momento de estarmos refletindo sobre a nossa educação, aprendendo com as pessoas que trazem novidades para nós, os nossos palestrantes. Acima de tudo capacitando das pessoas presentes o necessário para um planejamento visando o futuro do nosso município”.

“Mesmo diante dos problemas, uma das nossas primeiras ações foi dar o reajuste da categoria. Esse momento é muito importante, precisamos planejar, parar e refletir, a educação é contínua, temos de estar sempre nos capacitando e investindo na educação, em pessoas. A educação é um compromisso firmado com vários atores. Esse momento aqui é essencial para refletirmos nossas práticas, reavaliarmos e buscarmos caminhos para reverter os índices”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária de Educação, Fernanda Scherrer é o momento em que a Prefeitura de Piúma parou com todos os profissionais da Educação para refletir sobre a Educação do município. “Estamos com uma convidada muito especial, a doutora Maria Augusta Bicalho, diretora da Faculdade Pitágoras, ex-professora do Centro Universitário São Camilo, que aborda sobre a Educação e Compromisso”, frisou Fernanda.

Destacou a secretária de Educação que é necessário trabalhar muito para recuperar a nota do Índice da Educação Básica – Ideb. “Infelizmente o Ideb de Piúma que já chegou a ser um dos melhores da região, caiu muito, fizemos alguns diagnósticos na rede e estamos tentando reverter à situação. Sabemos que esse resultado nós não vamos mudar esse ano ainda, com a prova que vai acontecer, mas com o fruto do trabalho sei que vamos colher daqui para os dois anos com a melhoria da qualidade do ensino”, salientou.

Parar o ano letivo para fazer uma Parada Pedagógica foi necessário. “Parar para refletir, não somente os professores, mas os demais educadores. Todos que estão na escola são educadores, é preciso entender um pouco o que está acontecendo, como está sendo o nosso papel, como está sendo a nossa postura no dia a dia, vejo que esse momento é necessário. Se queremos mudar e melhorar, temos que parar e refletir”, explicou Fernanda que frisou, neste primeiro momento a Parada é hoje, no decorrer do ano, haverão outras.

A doutora Augusta Maria Bicalho, ressaltou que veio trazer aos professores uma esperança. “Nesse momento tão perturbado do Brasil, qual é o perfil do docente do futuro, ter esperança de que o conhecimento é capaz de mudar esse país que estamos vivendo”.

Para Bicalho, todo bom projeto, proposta precisa parar para que todos consigam rever a sua prática pedagógica e fazer as correções necessárias. “É muito bacana falar com essa plateia que tem muito alunos meus, eu tenho 37 anos de escola pública, 29 anos de Universidade e eu ainda estou buscando ser uma excelente professora, eu sou uma professora razoável, eu vim buscar com elas, se encontrar, ninguém está pronto. Essa gestão municipal veio com essa proposta, de revisar o fazer pedagógico, de valorizar o profissional”, pontuou.

Ivane Ramos de Carvalho, braço da secretária de Educação e responsável de 1º ao 5º ano destacou que o momento é de encontro dos profissionais. “É o momento onde nos encontramos, para saber o que fizemos até o momento, e quanto eles são importantes, é o compromisso com a educação, assumir o compromisso de melhorar a qualidade da educação, dando continuidade no trabalho e todos fazerem a sua parte”.

O cantor piumense Higor Sartori fez a abertura do evento tocando canções em voz e violão trazendo uma magia especial a Parada Pedagógica. Um show de voz e talento.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *