Iconha sai na frente na vacinação contra a febre, mais de 90% da população já recebeu a dose

 Não precisou de Dia D para vacinar a população. Todos receberam a dose da vacina contra a febre amarela

 

Na contramão de outros municípios do Sul Capixaba, Iconha imunizou a população contra a febre amarela mais rapidamente. Por ser cortada pela BR 101 e localizada em uma região próxima a matas, o município foi incluído na área de risco. Enquanto outros municípios tiveram um Dia D contra a febre, a terra dos caminhões não precisou de uma data especifica e nem ficou a espera de vacinas por parte do Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Valmir Cavalini garantiu que a maioria da população já foi vacinada e por lá a doença não assusta. É certo que um macaquinho encontrado morto em uma localidade ligou o botão do pânico e foi um dos motivos da cidade logo ser incluída em área de risco. “Graças a Deus não tivemos nenhum caso, nem suspeita no município, mas a gente conseguiu incluir como área de risco junto a SESA e começou a vacinar a população desde os primeiros dias. A população está toda vacinada e agora estamos vacinando os municípios vizinhos, pois todos têm direito à vacinação”, disse Cavalini.

No dia da reunião no Estado para falar sobre a febre amarela junto ao Secretário de saúde, Dr. Ricardo Valmir, como representante de Iconha colocou o município como área de risco causa do fluxo muito grande de turista, que trafega pela BR 101. Lembrando ainda que Iconha tem o maior número de caminhoneiros do estado, proporcionalmente falando. “O secretário entendeu essa necessidade e nos incluiu na vacinação desde o início. Iconha fica próxima a Vargem Alta, próxima da mata que faz a ligação. Inclusive tivemos dois casos de mortes de macaco, que registramos e isso também contribuiu para incluir nosso município”, ressaltou o secretário.

Iconha está praticamente imune à febre amarela. “Mas a vacinação continua”. Um caso na comunidade de Pedra Lisa Baixa, onde houve a morte de um macaco assustou a comunidade, que já sabia de casos recentes em comunidades vizinhas. Logo o município criou uma equipe voluntária. “Trabalhamos com cinco equipes, nas unidades de saúde e criei mais uma equipe voluntária que foi pra essa comunidade e vacinou todos os moradores de uma só vez para tranquilizar a população lá”.

Valmir lembrou que no ano passado foi a dengue, antes foi o H1N1 e agora a febre amarela, “Sempre vivendo esse desafio e a gente faz sempre o melhor para a população. Temos uma equipe muito boa. Estamos fazendo um acompanhamento bom e está tudo sob controle. O trabalho com o recurso está sendo bem administrado, que é o que a população espera, já que paga impostos”, finalizou Valmir Cavalini.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *