ICONHA– três trombas d’ água deixam moradores desabrigados

 

O município de Iconha acordou nessa manhã de quinta-feira, 15, literalmente debaixo d’ água. Três trombas d’ água desceram ainda de madrugada na parte alta da cidade arrastando tudo que se encontrava pela frente. Muitos veículos ficaram completamente cobertos pela lama e água suja, lojas foram tomadas completamente, residências no centro da cidade, rodoviária, praça, Correios, Polícia Civil, oficinas e transportadoras.



iconha-4 iconha-8

iconha

A Defesa Civil está a postos atendendo a população que teve as casas invadidas pela água, ainda não há número de pessoas desabrigadas.




ionha-9Alunos ficaram ilhados no bairro Ilha do Coco uma vez que, a água passou por cima da ponte, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil usaram barcos e botes para remover os estudantes da escola Marcelino Biancard, o que se viu foi um imenso rio que ligava a BR 101 a comunidade. Carretas que estavam estacionadas no pátio das transportadoras também ficaram foram tomadas pela água, bem como oficinas que perderam peças e outros utensílios. As pastagens inundadas.

A Reportagem foi in loco acompanhar os trabalhos do Corpo de Bombeiro, da Defesa Civil, Polícia Militar, ECO 101 que teve de interditar a ponte que dá acesso a cidade para passagem de veículos, Policia Civil, comerciantes e Prefeitura Municipal, sintetizando, caos total!De acordo com Sargento Filipe, responsável pela equipe do Corpo de Bombeiros, de Anchieta que estava em Iconha prestando socorro as vítimas da chuva, muitas famílias estavam desabrigadas, com água até na cintura. “Estamos verificando a situação de outras pessoas que estão precisando da nossa ajuda. O bairro Ilha do Coco está dividido em duas partes, estamos tentando chegar a parte mais alta, mas ainda não temos informações das condições. Pedimos as pessoas que estão ilhadas que aguardem no local em lugar seguro que nós estamos trabalhando para minimizar os riscos”, orientou o sargento Felipe.

Acompanhando de perto toda a situação de Iconha, o chefe de gabinete da Prefeitura, Fernando Travezani confirmou ter desaguado no município três grandes trombas d’ água. “Muito tempo que não víamos isso ocorrer em nossa cidade, muitas casas com água até o teto, pessoas desabrigadas, acabamos de socorrer duas senhoras idosas e uma pessoa deficiente física, graças a Deus retiramos com vida”.

Engarrafamento na BR 101brInformou Fernando que a BR 101 ficou parada pela manhã com um engarrafamento de pelo menos 10 quilômetros por conta da ponte que corta a cidade ter sido interditada. “Está um caos total na cidade. Os bairros Ilha do Coco e Jardim da Ilha ficaram separados pela grande quantidade de água que transbordou a ponte que dá acesso as comunidades”.

Segundo Travezani, tudo que for possível fazer a Prefeitura fará para minimizar os problemas gerados por essas trombas d’água que caíram na cidade. “O município de Iconha através a Secretaria de Assistência Social está dando toda assistência para a população desabrigada, a coordenadoria da Defesa Civil também está presente para fazer o resgate das pessoas, o prefeito João Paganini também está a disposição. As aulas foram suspensas, o expediente da Prefeitura também, estamos fazendo levantamentos para saber quantas famílias perderam tudo e estão desabrigadas”, disse.

A coordenadora da Defesa Civil de Iconha, Nelsani Maria Rigo, a Nica, frisou que as 4h00 da manhã recebeu um telefonema de um encarregado da Secretaria de Obras informando que na localidade de Inhaúma chovia muito e que era preciso se preparar para atender a população. “Eu me levantei, comecei a rodar a cidade e ver os detalhes, as 6h00 o pessoal começou a ligar informando que havia caído uma tromba d’ água em Pedra D’ Água, depois mais tarde caiu outra em Duas Barras e Solidão Alta a última, a cidade foi enchendo”.

Comentou Nica que outra preocupação da Defesa era com a ponte no centro que dá acesso a BR 101. “A água estava em fortes correntezas e a ponte estava balançando muito, teve de ser interditada. Não podemos sair daqui até a chegada dos engenheiros para ver. Nossas equipes estão rodando todo o município para atender a população. Teve muitas pessoas desabrigadas”, comentou.

 

Delegacia encheu e arquivos se perderam

delegacia-2

A Rua Virgílio Silva, centro de Iconha, onde está situada a Delegacia da Polícia Civil, os Correios ao lado, o Conselho Tutelar, a água tomou conta de lojas, residências e outros.

A reportagem foi a Delegacia e acompanhou parte do trabalho de limpeza, cadeiras e mesas ficaram embaixo da lama, arquivos foram perdidos. “Quando nós chegamos cedo para trabalhar a delegacia já estava tomada de água pela metade, não tinha o que fazer, alguns arquivos foram molhados, estamos tentando recuperar alguma coisa. A equipe da delegacia está voltada para isso para ver se conseguimos colocá-la para funcionar, hoje não tem expediente, provavelmente amanhã se nenhum computador ficar danificado, molhou tudo”, ressaltou o investigador Alcino.

Empresas debaixo d’ água

iconha-10

carro

carretas-3iconha-4

A Iconha Freios que fica situada na entrada do bairro Ilha do Coco também foi invadida pela água. Os funcionários correram ainda cedo para tentar salvar o que podiam, mas muita coisa ficou perdida. Carros desmontados foram danificados bem como, peças. “Não tem como fazer nada. Tinham três caminhões embaixo desmontados, tudo foi muito rápido, só salvamos o que deu para salvar levantando as coisas pequenas, fazer o que. Os prejuízos já ultrapassam R$30mil. Tem casas próximas com água na janela”, disse Rodrigo Rodrigues, que nunca havia presenciado algo parecido assim na cidade.

O empresário Jader Ferreira Paulino também teve a loja tomada de água. “Hoje quando eu cheguei para abrir a loja não tinha como, a água já estava subindo, só deu tempo de tirar as coisas e colocar na casa da minha tia em cima. Mas é assim mesmo, já estou acostumado com isso, sempre que tem enchentes aqui enche tudo. Agora vem a fase mais difícil. Graças a Deus não teve vítimas”.

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *