Implantação de serviços nas unidades de saúde de Marataízes

Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes realiza balanço de oito meses de gestão

A Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes realizou diversos serviços essenciais nesses primeiros oito meses de gestão. Além dos atendimentos de praxes, como consultas com médicos e dentistas, exames, vacinação, atendimento de fisioterapia, foram implantados novos serviços e construção de unidades de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde Erimar Lesqueves foram realizadas diversas ações nos primeiros oito meses de gestão, como foi o caso da instalação de Ponto Eletrônico em todas as Unidades de Saúde, a implantação do Centro Municipal de Fisioterapia, o credenciamento de vários laboratórios, convênio com o Consórcio Expadida Sul – CIM, convênio com o Hospital Evangélico de Itapemirim, a implantação de Equipe de Resgate durante 24 horas, aquisição de novos equipamentos e inseticidas para Vigilância Ambiental, e  contratação de empresa especializada em captura de animais de médio e grande porte em vias públicas com implantação de serviço telefônico para denúncia através do número (28)99924-2606 . A Prefeitura também informou que realizou licitação para contratação de empresa que fornece medicamentos, ampliou o almoxarifado central e está mantendo os equipamentos odontológicos em dia.

Obras

Uma nova conquista para os moradores da localidade de Jabuti foi a conclusão da Unidade Básica de Saúde – UBS São João do Jaboti “Mário Caetano”. Além desta unidade, o secretário de Saúde Erimar destacou outras obras na área da saúde que em breve serão inauguradas, tais como: Unidade de Saúde em Jacarandá e Cidade Nova e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, atrás da sede da Prefeitura, que já se encontram em fase de finalização. Algumas ordens de serviço também estão prestes a ocorrer, como o Centro de Tratamento de Toxicômanos, próximo ao Ministério Público – MP e a Unidade de Saúde da Barra, em frente à Creche Dona Lili Brumana. Segundo o secretário, a atual administração tem o compromisso em padronizar todas as unidades de saúde, acabando com os imóveis alugados no município. Lembrou o secretário também que paralelo a todos os serviços essenciais várias demandas judiciais vêm sendo atendidas.

Saúde mental

Para o orgulho dos munícipes, desde o início de abril a Secretaria de Saúde passa a oferecer atendimento especializado através da Unidade de Saúde Mental, dando dignidade às famílias que tanto sofrem com as más condições que normalmente são oferecidas aos usuários com transtornos mentais.

O espaço está localizado na Avenida Rubens Rangel, próximo ao antigo prédio da Prefeitura de Marataízes, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h as 16h30min. No local, uma equipe de profissionais especializados, sendo seis psicólogos, dois psiquiatras, um neuropediatra e um neuroclínico estão à disposição da população.

O Prefeito Municipal, Tininho Batista, afirma que essa Unidade é o primeiro passo dado pelo município na dinâmica de saúde mental. O próximo passo será a retomada das obras do CAPS – Centro de Apoio Psicossocial, em parceria com o Governo do Estado, previsto para o segundo semestre deste ano.

ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE – APS

A Secretaria de Saúde implantou nas Unidades Básicas o teste rápido de gravidez, o que passou a possibilitar que a mulher inicie o pré-natal o quanto antes.

A Prefeitura também realizou processo seletivo suprindo as micro- áreas que estavam sem recursos humanos para atender as necessidades das comunidades; aderiu ao Programa Saúde na Escola, a fim de desenvolver ações em saúde no âmbito escolar e identificar as necessidades dos educandos; realizou a 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher no qual foram debatidos várias temáticas acerca dos direitos das mulheres; participação dos profissionais (médicos, enfermeiros e dentistas) das Estratégia Saúde da Família no 1º Fórum Perinatal Região Sul, no qual  envolveu todos os profissionais da rede de assistencial do planejamento familiar até o pré-natal de baixo e alto risco e atenção à saúde da criança.

Biblioteca virtual da saúde

E para manter o cidadão bem informado, a partir do dia 21 de agosto a Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Saúde colocou no ar a Biblioteca Virtual da Saúde – BVS, que deve ser acessada através do Site oficial da Prefeitura,  no www.marataizes.es.gov.br. Na página é possível obter informações sobre telefones das unidades e Postos de Saúde, Relação de Medicamentos e algumas informações técnicas operacionais.

Atenção! O link está localizado no banner na página principal BVS, com um detalhe em vermelho, basta clicar para acessar os serviços desejados. Em breve será disponibilizado também os dados estatísticos da saúde municipal.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *