Israel Muniz – Coordenação educacional de ponta em Piúma!

O coordenador escolar é o braço direito do diretor e para exercer a função é preciso está em sintonia com o aluno.

Natural de Piúma, onde há quase 30 anos vem se dedicando exclusivamente à educação, onde é efetivo nas redes municipal e estadual, Israel Muniz é apaixonado pelo ambiente escolar e se emociona só ao falar sobre educação. Já apaziguou vários conflitos nos ambiente estudantil, confidente de alunos, orientador, conselheiro; se tornou amigo e chorou com a realidade de estudantes que escolheram o caminho do crime após passar por ele nos corredores de uma escola.

A Reportagem foi até Israel, na Escola Municipal José de Vargas Scherrer para conhecer um pouco sobre a sua função – a de coordenador escolar.  A homenagem a Israel e a todos os profissionais coordenadores se dá após o triste episódio em Goiânia, no Colégio Goyases onde a coordenadora Simone Maulaz Elteto foi a heroína que evitou uma tragédia sem precedentes.

Simone foi quem convenceu o adolescente de 14 anos a cessar com o ataque e evitou que ele tirasse a própria vida.  Ela emocionou o Brasil ao contar que não teve medo de abordar o aluno no auge da fúria. Ao sair da sala junto com ele, Simone revelou que o menino chegou a colocar a arma no corpo dela. Os tiros que ele já havia disparado causaram a morte de dois colegas e deixaram outros quatro feridos, uma inclusive, tetraplégica.

Afinal de contas qual é o papel do coordenador escolar? De acordo com Israel, é o braço direito do diretor, coordena a limpeza da escola, tem uma relação estreita com os professores, cuida do livro de ponto, organiza o horário de cada professor, transita em todas as questões da escola, tem uma relação direta com o aluno, analisa as questões dos estudantes dentro da escola e da sociedade. “Na medida do possível resolve conflitos entre os alunos e o professor. Estreita relacionamentos com a família do aluno, o coordenador não para, anda a escola toda todo o horário que está a serviço”, disse.

Ele já viveu fortes emoções. “Os alunos ensinam muito e a gente aprende muito. O grito não resolve, o carinho e o diálogo fazem muito mais efeito. Há que se respeitar a realidade de cada aluno. A partir do momento que eu não crio um tabu em relação aos assuntos mais difíceis, como a droga, os alunos se abrem, o coordenador não pode ter preconceito, como homossexualidade, por exemplo, o fato de eu ser homossexuais também me ajuda a confortar os alunos que vivem conflitos sexuais”, comentou.

Israel tem pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, é o único na cidade com esse diploma específico para a função. Formado em História, tem ainda pós em História do Brasil, Psicopedagogia, Planejamento Educacional. O coordenador tem na alma a educação. “Estou na Educação porque acredito, já caminhei em vários âmbitos, fui diretor, hoje sou coordenador e acredito que a Educação é o caminho para um povo mais justo, mais soberano, mais aberto, não pode ser repressora, engessada, repressora, por isso que eu ainda estou na educação, porque eu acredito”.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *