Itaipava e Itaoca: comerciantes divergem sobre o mês de janeiro

Empresários de diversos seguimentos fazem uma análise da primeira quinzena nas praias de Itaipava e Itaoca. Expectativas para o carnaval preocupam e eles reclamam da falta de investimentos no turismo

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Jordana é proprietária de um Restaurante na orla da Praia, o Rei das Porções.

Os comerciantes de Itaoca e Itaipava, em Itapemirim, divergem bastante nas opiniões sobre o movimento durante a primeira quinzena do verão. Para uns foi ótimo, para outros foi fraco.  O Jornal Espírito Santo Notícias foi ao encontro de comerciantes nos dois balneários; e o que eles têm em comum são reclamações em relação ao turismo. Como os investimentos nesse setor ainda são muito baixos, as praias, que lotam nessa época do ano, trazem transtornos para moradores e transmitem imagem negativa do balneário para os visitantes. Porém, mesmo com a estrutura precária e a crise que abate o país, a lotação de praias e estabelecimentos surpreendeu a todos.

A empresária Sângela Maria Stocler, proprietária de uma pousada em Itaipava há 27 anos, confessa que foi uma surpresa total a primeira quinzena, pois diante da com a crise econômica, o movimento foi bem satisfatório, principalmente no ano novo e finais de semana, e já há reservas para o carnaval. “A maioria dos nossos clientes são do Rio de Janeiro e interior do ES. stes preferem passar o dia visitando praias de municípios vizinhos, pois alegam que aqui as praias são sujas e desorganizadas” disse a empresária.

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Para o dono de farmácia, Marcos Antônio Morisco, este verão foi “muito fraco”, como classificou, pois confessa que sente saudades dos tempos em que a praia de Itaipava permanecia lotada todo o verão. “Houve uma queda considerável no movimento de turistas nos últimos 10 anos e creio que essa evasão se deu  pela falta de investimento em atrações como trios elétricos, que num passado não muito distante, atraía milhares de visitantes para o balneário”, comentou Marquinhos, como é mais conhecido.

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Para o jovem empresário do seguimento de água e gás, Vinícius Peçanha, o movimento deste verão foi pior que do ano passado, mas satisfatório, com um pico de vendas no réveillon e finais de semana, principalmente na venda de água. E apesar do preço do gás estar defasado na localidade, pois enquanto ele vende a R$ 49,90 em outros municípios com reajuste está saindo a R$ 58,00, ele acredita que o movimento deste carnaval será melhor que do ano passado.

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Já Wilson, que tem uma padaria localizada dentro do Bairro Tocantins em Itaipava, salientou que lá, a realidade é diferente, pois seu objetivo é conseguir se manter bem durante todo o ano, não contando muito com o verão. Wilson confessa que a alta temporada traz um aumento de até 50% no seu faturamento. O comerciante possui a padaria há 15 anos e trabalha apenas com sua esposa e filha. Mas, além desta fonte de renda ele também possui casas de aluguel e nos informou que este ano a procura foi muito menor e atribui essa queda à crise econômica.

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Investimento em turismo

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Outros empresários e comerciantes também teceram comentários relativos ao investimento no turismo como fator determinante no movimento de turistas de qualidade. Como é o caso do jovem empresário Renato Louzada, proprietário de um supermercado, que existe há 27 anos. Renato acredita que o turismo no município tem muito a crescer, precisa ser mais explorado e que falta incentivos do município para que isso aconteça. Renato também se surpreendeu com o movimento desse verão, confessa que o ano passado foi bem pior e que como de costume, não se arrisca em grandes investimentos para o carnaval, pois considera um período imprevisível para o seguimento de supermercados.

 

Quiosque e restaurante foi bom

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E quem não sentiu a crise nem um pouquinho, foi o quiosqueiro Narcizo Ferreira, que trabalha num dos 14 quiosques de Itaoca e a empresária Jordana Delfino de Souza, proprietária de um restaurante na Praia de Itaipava há cinco anos. Para ambos que trabalham diretamente na praia, não houve do que reclamar. “O sol contribuiu muito para as pessoas virem para a praia, desde o início do ano foi sol de segunda a segunda”, comentou Narcizo, entretanto, considerou que existe uma falta de comunicação entre o município e os quiosqueiros no que diz respeito à programação do verão, e afirma que “os turistas ficam perdidos e eles não têm como ajudar”, lamenta.

Já Jordana atribui o sucesso de seu movimento ao tipo serviço que ela oferece, pois considera que Itaipava é uma praia que atrai famílias e por servir não só porções, bebidas, salgados, mas também almoço, ela consegue atender a este público com máxima satisfação e afirma com todas as letras: “para mim este está sendo o melhor verão de todos”, comemora Jordana.

 

 

Fotos: comerciantes

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