Itaipava recebe maior pavilhão Gastronômico

A estrutura está sendo montada para receber pelo menos 30 mil pessoas em Itaipava

O 11º Festival de Frutos do Mar de Itaipava, em Itapemirim receberá o maior pavilhão gastronômico para já instalado em área litorânea, no Estado. São 60 metros na maior estrutura já vista na região.

A expectativa da organização do evento é que, esse ano, cerca de 30 mil pessoas passe pelo local. Toda área é coberta e estruturada com 27 estandes, entre, institucionais, artesanato, e gastronomia. Cada estande terá uma cozinha adaptada com pia, rede hidráulica e elétrica individuais, além de caixa coletora para escoar todo o esgoto.

Um dos fundadores do evento, o chef Hamilton Martins Junior, afirmou que este, é um pavilhão sub dividido, com 20 estandes, que além de receber a população que irá degustar os pratos, também terá espaço para sorvetes, vinhos, chocolateria  e artesanato, totalizando 27 estandes.

De acordo com Júnior o Festival foi projetado em 2005 e foi para a Avenida em 2006. “Começou pequeno, no início éramos apenas oito participantes, apenas e todo o movimento era próximo ao Restaurante 235, na Orla de Itaipava. A ideia do festival surgiu da necessidade de alavancar nosso comércio, que mesmo em alta temporada tinha vendas muito aquém do que esperávamos e precisávamos. É um sonho que vemos crescer a cada dia”, disse o chef.

 

Crise na segurança afetou a edição deste ano

 

Chef Hamilton conta que este ano, a crise de segurança pela qual passou o Espírito Santo encurtou as férias da maioria das famílias que estavam no litoral Sul. Com a programação do carnaval suspensa pelas Prefeituras, o movimento despencou e o Festival surge como uma oportunidade de negócios e um chamariz para atrair turistas ao balneário.   “Esse ano tivemos um verão muito curto, além da crise da segurança, os turistas voltaram para casa e os moradores ficaram reclusos. Foi uma temporada de prejuízos para todos nós. A previsão é receber 30 mil pessoas”.

Hamilton ainda informou que todos os participantes foram bem preparados para o evento. “Houve a fiscalização do Corpo de Bombeiros e a vigilância sanitária capacitou os 20 empresários com técnicas de conservação e manuseio, com certificado que será entregue na abertura do Festival, que esse ano terá shows e contação de história e exposição de artesanatos, além das queridinhas dos festivais gastronômicos: as aulas-show”.

Para garantir a qualidade, a estrutura terá uma cozinha de criação, inovando os pratos do festival. “Todos os pratos serão produzidos com pescados e frutos do mar frescos pescados na nossa região, como o sururu das marisqueiras daqui, o siri pego na praia local. Todo esse trabalho foi pensado para resgatar as atividades gastronômicas de Itapemirim. Várias associações estão inseridas como parceiras no projeto, como as mulheres que produzem doces e artesanato”.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *