Itapemirim inicia trabalhos do Projeto Orla

O Projeto Orla, aderido por Itapemirim, visa a gestão integrada da orla marítima, buscando o ordenamento do uso e ocupação do solo na orla a partir de estratégias que diferenciem os espaços de acordo com seus respectivos usos, como por exemplo, o econômico, de lazer e de preservação. Essa é uma iniciativa inovadora do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A solenidade de abertura do projeto será dia 8 de maio, às 9h30, no auditório do prédio sede da Prefeitura Municipal de Itapemirim.

A metodologia do Projeto Orla conta com a realização de oficinas de capacitação técnica de gestores municipais e da sociedade civil objetivando uma maior integração das competências desses dois grupos atuantes na orla marítima, ampliando o conceito de gestão participativa para melhor atender aos interesses coletivos e às metas de qualidade ambiental. A 1ª oficina será realizada entre os dias 8 e 12 de maio, no Telecentro, localizado na Rua Rua Catarina Fernandes da Rocha, em Itaipava. Dia 8 será das 13h às 18h e nos demais dias, das 8h às 18h.

 “O projeto veio em um momento muito oportuno, onde o município está em fase de construção do Terminal Pesqueiro e a possível implantação de dois portos em nosso litoral, onde setores tão distintos e complementares de nossa economia terão que conviver de forma harmônica e sustentável”, explica o secretário de Projetos Especiais e Desenvolvimento Estratégico, Rodrigo Bolelli.

Objetivos específicos do Projeto Orla: 

-Contribuir para a redução de conflitos relacionados ao uso e ocupação do solo na orla marítima;
-Colaborar na recuperação das características originais do ecossistema marítimo;
-Incentivar a adoção de medidas e definição de parâmetros que venham contribuir para o desenvolvimento sócio econômico;
-Incrementar o potencial turístico;
-Desenvolver ações de preservação ambiental dos ecossistemas;
-Fomentar o acesso da comunidade a atividades esportivas, culturais, artesanais e de lazer, dotando o trecho de infraestrutura básica para a revitalização e ordenamento deste espaço;
-Articular parcerias, com instituições públicas e privadas de modo a possibilitar uma ação mais efetiva do governo municipal na gestão do espaço litorâneo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *