Manato participa de reunião com Ministro do Meio Ambiente

O deputado federal Manato participou, nesta quarta-feira (26), juntamente com a bancada capixaba, de uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. No encontro, o ministro prometeu suspender até a próxima semana a Portaria 445/2014, que proíbe a pesca de 475 espécies de peixes e invertebrados marinhos de água doce que estariam ameaçados de extinção. A medida foi um apelo da bancada, após pescadores capixabas realizarem manifestações no Estado, na última sexta-feira (21), contra a proibição.

Para Manato, a suspensão da proibição será uma decisão sensata do ministro, já que são necessárias mais pesquisas no Estado: “Ficamos muito felizes, pois o ministro entendeu que é preciso aprofundar o estudo sobre as espécies que estão realmente ameaçadas no Espírito Santo. Sabemos que é preciso preservar, mas alguns dos peixes apresentados na portaria não correm risco no nosso estado”.

Na lista, encontram-se espécies como garoupa, badejo, bodião, cherne, além de vários tipos de cação. Todas essas espécies fazem parte da culinária capixaba, como a tradicional moqueca.

Desde que a Portaria 445 foi criada, várias ações na Justiça impediam a determinação do Ministério do Meio Ambiente coloca-la em vigor. Os impedimentos foram resolvidos recentemente e determinação passou a valer.

No Espírito Santo, calcula-se que 16 mil pescadores foram afetados com a proibição, além de outras 60 mil famílias que vivem indiretamente da atividade e participam dessa cadeia produtiva, como os vendedores de gelo, de óleo, peixarias e restaurantes.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *