MARATAÍZES: a menina vira moça

Marataízes 18 anos de Emancipação Política – Pérola Sul Capixaba, a moça de todas as cidades do Sul do Estado. Marataízes cenário de poetas e artistas e bravos políticos!

 

 

Marataízes, a mais jovem cidade do sul do Espírito Santo completou maioridade no último dia 16. Dezoito anos que se emancipou de Itapemirim, com quem partilha sua origem histórica, cujo povoamento se iniciou em 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu fazenda perto da foz do Rio Itapemirim.

Marataízes, terra de gente apaixonada, celeiro de artistas, historiadores, lugar de gente feliz e trabalhadora. Charmosa “Pérola Sul Capixaba”, já endeusada por renomados escritores, como Rubem Braga, que escreveu em “Vem uma Pessoa” dizendo mais ou menos assim: “Mas não são apenas notícias tristes que me chegam da terra. Ouço nomes de velhos amigos e fico sabendo de histórias novas. E a pessoa que me fala da praia – de Marataízes – e diz que ainda continua reservado para mim aquele pedaço de terra, em cima das pedras, entre duas prainhas. Ali um dia o velho Braga, juntando os tostões que puder ganhar batendo em sua máquina, levantará  a sua casa perante o mar da infância. Ali plantará árvores e armará sua rede e meditará talvez com tédio e melancolia na vida que passou”.

Tantas outras pessoas, imortais ou não, adoram poetizar a jovem Pérola Sul Capixaba que marcou a vida de tantos, nos carnavais, no Iate Clube, no Trapiche, no Palácio das Águias ou na Velha Estação, que desembarcou tantos veranistas em busca do mar, mesmo depois de virar rodoviária. Ah, o edifício Caroni e as famílias nobres cachoeirenses, o esplendoroso Praia Hotel e, suas praias nuas e lagoas azuis. Marataízes terra do abacaxi, que ecoa em tantas cidades “doce, doce, doce como mel”. Marataízes – palco de batalhas políticas, de brigas, de idas e voltas. E foi através de um desses bravos grupos políticos que a cidade se emancipou em 16 de outubro de 1992.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *