Marchinhas e o Rock do Paraíba vão agitar o carnaval em Vargem Alta

 

Em Vargem Alta, o Carnaval deste ano promete custar menos e a agitação será como sempre o ponto alto da festa. Este ano, as marchinhas vão voltar com força total e os blocos de rua sairão pelas estreitas ruas carregando os foliões.

Como de praxe, o Rock do Paraíba está na agenda. E no pequeno palco estarão se apresentando muitos roqueiros que registram presença todos os anos.

Outro ponto que já é referência, é o Pagode do Bicão que rola todas as tardes. O que não falta também é o desfile pelas ruas dos gays que alugam casas na cidade e passam por lá todos os dias. É o ponto de encontro deles.

O palco neste ano será excluído da programação, bem como os grandes shows de axé. A ideia é resgatar o carnaval de raiz. “O carnaval em Vargem Alta gira em torno de uma série de opções, que vão desde os banhos de cachoeira ao rock. Não é só folia, muita gente procura a cidade por conta do bem estar, para ficar perto da natureza, perto da água e do verde. O Pagode do Bicão à tarde, e o Rock do Paraíba são duas vedetes do carnaval”, frisou Elias Abreu, secretário de Turismo de Vargem Alta.

Maninho, aproveitou para informar que, por conta da crise econômica, vão retornar o carnaval antigo, aquele que competia com o do Iate Clube de Marataízes. “Este ano não haverá palco, na praça nós temos o coreto, teremos duas bandas de metal, duas fanfarras onde estarão tocando e cantando o nosso carnaval antigo. Vários bloquinhos com abadas e em volta nós fazendo o nosso oba oba. Vargem Alta é uma cidade aberta a todos”, ressaltou Maninho.

De acordo com o secretário de Turismo, Maninho, este é o momento de vender cultura. “Não temos que importar nada, não somos camelôs, temos de vender o que temos. Vargem Alta tem um clima maravilhoso, hospitalidade, muito verde e muita água. Temos que mostrar o que é nosso e resgatar as nossas raízes, o carnaval tradicional. Eu sempre briguei por isso, essa dificuldade econômica nos fez renovar tudo”, comentou.

Outro detalhe, lembrado pelo secretário, é a gastronomia. A propósito, citou o Mosquine, que trabalha com a gastronomia voltada para a suinocultura através dos embutidos. “É uma referência da agroindústria. Nós carregamos o produto dele para todas as feiras do Estado e fora também. Na região dele temos o Restaurante do Élcio, temos no Mirante, especializado em frutos do mar, temos a Casa da Roça, uma casa de artesanato e agroindústria, uma região pequena com um produto turístico já formatado, pronto para a venda. Temos o clube do laço, área para caminhada”.

carnaval em Vargem Alta

 

MIMOSO: carnaval tradicional com marchinhas e blocos

 

Por: Lenilce Pontini

 

A tradição do Carnaval de rua e clube com antigas marchinhas se mantém em Mimoso do Sul. A folia tem data de início, na sexta-feira (05), com a apresentação dos Blocos do Zé Pereira, que representam os bairros da cidade. E o horário de encerramento da programação será sempre à 01h, durante todos os dias da festividade.

Sem recursos financeiros para maiores investimentos na programação, a Prefeitura conta mesmo é com parcerias com o comércio local e a compreensão dos blocos que buscam recursos em outras fontes junto à sociedade local.

Duas matinês animam o Municipal Lítero Clube, no domingo e na terça-feira de Carnaval, com concursos de fantasias e blocos infantis. As sessões acontecem sempre a partir das 18h e contam com o apoio de recreadores das creches municipais para animar a criançada. O lendário bloco Pudim de Cana é quem assina os shows, com promessa de resgatar as velhas marchinhas de Carnaval.

Nas noites de sábado (06) e segunda-feira (08) a cidade vai eleger, por aclamação, as melhores fantasias em categorias Luxo e Popular (originalidade). Para os três primeiros lugares das duas categorias haverá premiação em dinheiro, com prêmios que variam de R$ 50 a R$ 300. As inscrições podem ser feitas na hora.

Neste ano, apenas dois blocos carnavalescos oficiais vão desfilar, o Morro da Palha e o Serra, no domingo e na terça-feira, entre 22h e 00h.

Já os blocos livres inscritos na programação oficial, desfilam todas as noites como segue abaixo. Os blocos populares que abriram o Carnaval na sexta (05) desfilam diariamente, porém fora do cordão de isolamento.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *