Merendeira de Anchieta-ES não perdeu o emprego

Em nota a Prefeitura de Anchieta informou que a merendeira de Novo Horizonte foi trocada de função durante as investigações

A Secretária de Educação Janinha Gerke de Jesus informou, na manhã desta segunda feira (19/02), que a funcionária responsável pelo preparo da merenda na Escola Novo Horizonte não foi exonerada, como divulgado por algumas pessoas por meio de redes sociais. “Houve uma troca de função” para que se tenha total liberdade na apuração dos fatos que podem ter ocasionado o desconforto intestinal em 27 crianças na tarde e noite da última sexta feira (16/02).

De acordo com Janinha, a funcionária em questão continua na escola, porém desempenhando outro tipo de função.

A Secretária informou ainda que a Cesan emitiu relatório onde afirma que os resultados das análises feitas na água não apontaram nenhum tipo de contaminação bacteriológica. “Estamos agora aguardando o resultado das outras análises da água, feitas pela vigilância Sanitária”, disse. Também estão sendo investigadas questões referentes ao manuseio dos alimentos na hora do preparo.

Nesta segunda feira, o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e a nutricionista da Prefeitura voltaram a afirmar que todo o lote de alimentos, consumidos na última sexta feira, está devidamente dentro dos padrões de higiene e de qualidade, bem como com o prazo de validade em dia.

A vigilância sanitária do Estado está, a pedido da Prefeitura, acompanhando de perto toda a apuração desse processo.

“A prefeitura de Anchieta é a maior interessada em esclarecer todos os fatos referentes a este episódio”, afirmou a Secretária. Na tarde desta segunda-feira a Secretaria de Educação realiza uma reunião com pais de alunos para esclarecimentos referentes ao assunto e para sanar qualquer dúvida ainda existente.

 

Merenda no lixo

O Conselho de Municipal de Alimentação Escolar e a nutricionista da Prefeitura ignoram alimentos jogados no lixo encontrados pela Reportagem na noite de sexta-feira, 16, em uma das caçambas de recolhimento de lixo na porta da escola. Em nenhum momento a Prefeitura explica por que os alimentos foram jogados na lixeira. Afirma com veemência que os alimentos estavam em perfeitas condições de uso e dentro do prazo de validade.

A Reportagem abre espaço à Prefeitura de Anchieta, mesmo espaço usado para narrar os fatos para que ela explique como o frango congelado foi parar na lixeira da escola e por que foi jogado no lixo congelado. Onde estava esse frango e por que estava cozido e teoricamente guardado. De quem partiu a ordem para o descarte na lixeira e por que foi jogado fora se estava congelado. E também explique o porquê de jogar na lixeira outro saco com comida cozida.

A Reportagem também deixa o espaço em aberto ao Conselho de Alimentação para que ele explique se foi feito exame nos alimentos encontrados na lixeira.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação para saber qual é a função que ocupa de fato a merendeira que trocou de função, uma vez que, recebeu informação que a mesma é servente do quadro da limpeza e na sexta estaria substituindo a merendeira.

Até o fechamento da edição o gerente de comunicação não respondeu à demanda, embora a solicitação tenha sido feita as 18h23. A edição fechou por volta das 23h00.

 

Solicitação a gerência de comunicação

“Vi a nota da Prefeitura sobre a substituição da merendeira para outro setor. Gostaria de saber o nome dela e qual a real função que ela ocupa no quadro funcional da Prefeitura, pois a informação que temos é que ela é servente da limpeza e estava no dia substituindo a merendeira. Pode nos enviar o nome e sobrenome dela… Vamos fazer uma errata e publicar a nota”.

 

Matéria veiculada no jornal A Tribuna

O Jornal Espírito Santo Notícias veiculou na edição desta segunda-feira, 19, que a merendeira teria sido demitida do cargo, na verdade, o jornal se pautou na matéria veiculada no jornal A Tribuna. Veja o que diz trechos da matéria. Em tempo, o Espírito Santo Notícias vem a público pedir desculpas caso tenha dado a notícia de forma leviana. Mas, ressalta que seguiu as informações da Tribuna. Em um trecho da notícia a secretária de Educação afirma que afastou a merendeira e colocou outra no lugar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *