Publicidade

MOACYR: dos queijos à política

O empresário Moacyr do Rancho dos Queijos colocou seu nome à disposição do PRTB em Piúma, é pré-candidato a prefeito

PRTB 3 4PRTB  4 PRTB 2 PRTB 3 7 PRTB 3 8 PRTB 3 9 PRTB 3

Ele é um empreendedor nato. Aos 14 anos teve a primeira lanchonete em Guarapari. É filho de caminhoneiro, natural de Rondônia, mas suas raízes estão fincadas em Rio Novo do Sul. Trata-se do empresário, Moacyr Lima.

Formado em Teologia, empresário de sucesso, se apaixonou por Piúma ao passar pela orla da praia e vê-la superlotada numa alta temporada. Na Cidade das Conchas ele consolidou o Rancho dos Queijos, empresa especializada em comercialização de laticínios, que a propósito, acaba de completar 13 anos.

O empresário trouxe para Piúma a igreja Metodista Wesleyana, no bairro Portinho, onde pastoreou voluntariamente por nove anos. Paralelo a sua vocação religiosa, também ajudou a idealizar o projeto Alfa, que tem como meta recuperar dependentes químicos.

Um homem de pés no chão, de vida muito simples, nas horas vagas gosta de calçar botas e tratar de porcos e galinhas, cuidar de um sítio em Rio Novo, onde cultiva frutas e alguns legumes.

Com a solidariedade, Moacyr ajudou a idealizar no projeto Alfa, no bairro Nova Esperança, uma marcenaria e uma padaria, recém-inaugurada, para que o projeto possa andar com as próprias pernas e os internos aprenderem uma profissão.

Além do Rancho dos Queijos em Piúma, em Iconha ele também possui uma casa do mesmo segmento. Para quem começou a vida vendendo produtos de porta em porta, ele também investiu num laticínio de onde sai a sua produção, em Alfredo Chaves.

No ultimo dia 28, no Restaurante da Bete’s, na orla da Praia, Moacyr reuniu com um grupo e lançou seu nome como pré-candidato a prefeito de Piúma, pelo PRTB, onde o mesmo é presidente.

Em entrevista ao jornal, o empresário afirmou que colocou seu nome à disposição porque acredita na cidade onde ele escolheu para tocar seu negócio, investir e educar seus filhos, porque o município precisa de um olhar empreendedor, que valorize o seu povo e a sua maior vocação, o turismo. “Nós precisamos dar uma repaginada em Piúma, você passa pelas cidades vizinhas, como Marataízes, Guarapari e Anchieta e vê quão bonitas e bem estruturadas estão, e quando chega em Piúma, nos perguntamos: será que nossos munícipes não são merecedores de uma cidade melhor, mais estruturada, que valorize o seu potencial?”, interroga Moacyr.

Para Lima, a cada ano Piúma perde mais turistas por conta da falta de estrutura. “Eu aprendi na minha vida, que temos que receber bem as pessoas em nossas casas e a nossa casa, Piúma, não está arrumada como merece”, pontuou.

O jornal questionou a Moacyr, se a falta de credibilidade da população com a política e os frequentes escândalos envolvendo personagens políticos, de Brasília ao Espírito Santo, não o faz desanimar de uma candidatura futura, perguntou também como ele agiria sabendo que a corrupção é inerente ao homem; e ele sendo pastor por formação, não seria atingido? Moacyr assegura que depende muito da formação do indivíduo. “Meus pais me deram não só o estudo, mas também algo muito importante, que é o caráter. Eles me ensinaram que a vida é conquistada com dificuldade, é trabalhando, todo dia, é luta. Como empresário tudo foi uma luta muito grande para chegar aonde chegamos, pois passamos algumas dificuldades em muitas áreas das nossas vidas, tivemos que renunciar muita coisa para chegarmos ate´aqui”, ressaltou.

Na política, Moacyr acredita que não serão diferentes as lutas, desafios e dificuldades. “Eu sei que iremos enfrentar muitas dificuldades, eu sei que os políticos atuais que governam, não somente Piúma, mas no Brasil de um modo geral, parece que eles perderam um pouco o amor pelo próximo e às vezes acabam valorizando muito os seus próprios projetos, fazendo da política uma carreira. E política não é carreira, política não é um lugar onde as pessoas querem se dar bem, eu acredito que deveria ser um lugar onde as pessoas são chamadas realmente por um desejo ardente no seu coração, de ver o município crescer. A gente enxerga que a política ultimamente sempre fica na mão das mesmas pessoas. Isso me preocupa. Eu ouvir uma frase uma vez: você me perdoa a comparação metafórica, mas dizem que político é igual fralda, chega uma hora que tem que trocar, porque  parece que eles pegam um gosto tão grande pelo poder e então fica uma dúvida, todos dizem que são capazes de fazer alguma coisa e por que se faz tão pouco?”.

O empresário disse que colocou o nome à disposição por não mais entender como as coisas que são garantidas por lei são difíceis de concretizar e exemplificou com a marcação de uma consulta especializada ou mesmo uma cirurgia. “Por que é tão difícil se conseguir as coisas se são direitos? A única conclusão que eu chego, é que, enquanto tiver problema na saúde, as pessoas vão se eleger em cima dela. Eu acredito na nossa cidade, acredito que é possível fazer uma política diferente”, finalizou o empresário.

 

Foto: Moacyr e a família / Luciana Maximo

Legenda: O empresário Moacyr Lima, a pré-candidata de Guarapari, Lea Wandekoken e o pré-candidato de Vila Velha, Alan Cláudio Melo, todos do PRTB

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *