Novos investimentos na saúde de Itapemirim

Entrevista exclusiva com o Secretário de saúde Júlio Cesar Carneiro revela que o município está cheio de projetos inovadores

São várias novidades em se tratando de saúde no município de Itapemirim, a Casa Rosa é uma delas e deverá se inaugurada neste mês de outubro.  Local que concentrará todos os cuidados com a saúde da mulher, tais como: nutrição, pré- natal, psicologia. Encaminhamento e marcação de exames necessários para o tratamento durante um ano. Previsão de inauguração para outubro.

A reportagem foi ao encontro do secretário de Saúde de Itapemirim para saber como está o trabalho do município nesta área e quais são os projetos para o futuro. O secretário Júlio Cesar Carneiro informou que o esforço da administração tem sido no sentido de prevenir: “quando a gente otimiza o atendimento na atenção básica, a gente deixa de gastar no futuro com aquele paciente, pois se ele é bem cuidado na nossa porta de entrada, é muito difícil que lá na frente ele vá ter uma complicação de saúde, isso é bom pra ele e pro município”. Júlio César frisou ainda sobre uma série de projetos para o futuro e outros que já estão em pleno funcionamento.

 

Centro de Saúde do Idoso- Unidade de Itaipava. Aguardando a locação do imóvel.

 

“Visão do Futuro”- Tem por objetivo atender as necessidades oftalmológicas dos escolares da rede municipal. O público alvo serão alunos matriculados nas creches e escolas. O projeto teve inicio no dia 09 de agosto de 2017 na Escola Narciso Araújo. Na oportunidade, o prefeito municipal, Thiago Peçanha Lopes, realizou o lançamento na presença dos vereadores, servidores públicos, munícipes e escolares. O projeto será desenvolvido pelo médico oftalmologista Dr. Saulo Espíndula, que avaliará os escolares e diante da necessidade do uso de óculos encaminhará esses alunos para a aquisição dos óculos, que serão disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Itapemirim. Surge em parceria com as Secretarias de Educação e de Ação Social

 

Centro de Especialidades Médicas

 

Os moradores de Itaoca, Itaipava, Gomes e Joacima, no litoral de Itapemirim, vão ganhar acesso facilitado a consultas com diversas especialidades médicas. No mês de agosto, foi inaugurado o Centro de Especialidades Médicas, que já funciona na antiga Unidade Básica de Saúde de Itaipava.

Com a inauguração do novo centro, os moradores da região que precisam se consultar com um especialista não precisarão mais de ir até o Centro de Especialidades “Mãe Bilú”, que fica na Vila, e era o único até o momento. Em alguns casos, os atendimentos com especialistas eram realizados nas dependências da própria unidade de saúde, ocupando sala que agora poderá ser utilizada para outros programas da atenção básica de saúde. Além disso, com local exclusivo para atendimentos em especialidades, novos profissionais poderão atender na região, aumentando a qualidade dos serviços ofertados e o conforto para os pacientes.

 

UTI é tema de reunião

 

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Heci Itapemirim, antigo Hospital Santa Helena está mais próxima de sair do papel e se tornar realidade. Na tarde (quarta-feira, 16), foi realizada uma reunião com a participação do Governo do Estado, dos municípios beneficiados pela instituição e da direção do hospital para decidir os detalhes que vão possibilitar a abertura de 20 leitos de UTI, que é uma antiga reivindicação da população de toda a região.

Com o compromisso firmado entre o município de Itapemirim e a direção do hospital, o governo estadual vai se reunir com o mantenedor do Heci Itapemirim nas próximas semanas para discutir os detalhes para a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento da UTI.

 

Três farmácias básicas

 

O acesso aos serviços de saúde está cada vez mais facilitado em Itapemirim. Com o objetivo de descentralizar o atendimento, mais duas Farmácias Básicas foram inauguradas quarta-feira (23), uma em Luanda e outra na Safra. Com as novas unidades, os moradores da região não precisam mais se deslocarem até a Sede do município para buscar medicamentos, gerando conforto e economia com deslocamento. Vale frisar que no dia 16 foi inaugurada a farmácia básica que vai atender os moradores de Córrego do Ouro, Safra, Garrafão e toda a região. A unidade fica dentro da nova Unidade Básica de Garrafão e era um anseio antigo dos moradores.

 

Outras novidades

 

  • Cadeiras Anfíbias – Proporcionará a acessibilidade do deficiente físico ao banho de mar com o auxílio de guarda- vidas, atenderá a moradores e visitantes. Previsão de início para o próximo verão.

 

  • Atendimento odontológico aos sábados para Pessoas com Necessidades Especiais- serviço funcionará no Hospital Menino Jesus, de 7:00 à 13:00 horas. Sendo providenciado.

 

  • CRIA e CAPES- Saúde mental para adultos e crianças, com fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista. Em pleno funcionamento.

 

.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *