O professor tem que lembrar que ele é professor e não apenas está professor, afirma Moretto

 

“Avaliação e planejamento da aprendizagem”, tema debatido pelo escritor Vasco Moretto, na II Jornada Pedagógica em Kennedy. Vasco conversou com a Reportagem e falou sobre diversos assuntos relacionados a planejamento, avaliação, aprendizagem e outros.

Oportunamente detalhou três ideias chaves que ele considera um desafio para o professor, em sala de aula, em todos os tempos: como o aluno aprende, como ensinar e como avaliar. “Se eu sei como ele aprende, eu sei como eu vou ensinar e sabendo como eu ensinei, eu quero saber se realmente aprendeu o conhecimento. O meu objetivo é mostrar que nós estamos precisando de uma mudança de modelo. O modelo antigo da educação focava no acúmulo de informações. O aluno decorava a informação, mas não pensava sobre ela, hoje, há um novo modelo, a informação está na internet, na nuvem, nós temos de formar o aluno pensador. Quando você perguntava antigamente, o que é uma ilha?, a gente respondia: uma porção de terra cercada por água por todos os lados. E na verdade, o lado de cima não tem água e nem o lado de baixo. A definição está errada”, exemplificou.

Assegurou Moretto que, antigamente, o aluno só decorava tabuada e não pensava sobre ela. “Nós temos que mudar esse modelo do decorador, do cara que responde questionário para o pensador sobre situações complexas”, disse.

 

Plano de aula

 

Vasco Moretto advertiu os professores que generalizam o planejamento e depois de feito aplica apenas. “A dica é a seguinte, não faça o plano de curso fechado. Eu escrevi no meu livro, chamado Planejamento – a primeiro planejamento é o indicador da entrada, você planeja a entrada, nunca se sabe o que vai acontecer. Se você está ministrando uma aula e ainda não conhece os seus alunos, de repetente você precisa de uma atenção especial a um aluno e muda o planejamento. Agora, não pode improvisar, tem de ter competência para fazer essa mudança e fazer um replanejamento em serviço”, aconselhou.

 

Aos depreciam alunos com adjetivos

 

O escritor abordoou sobre professores que usam adjetivos pejorativos aos seus alunos ou a escola que ele atua, uma vez que, ainda existem profissionais que insistem em depreciar estudantes. “Na verdade, eu ensino muito os professores a distinguir dois termos: indivíduo e sujeito. Indivíduo é a unidade da espécie humana. Tem professores que dão tratamento individual, ou seja, como se todos fossem iguais. Todos são indivíduos porque possuem dois olhos, duas pernas, dois braços, nariz… isso é um indivíduo, a gora o sujeito é um indivíduo com sua história particular. Cada sujeito é único. O professor tem que passar olhar cada sujeito como único, tem que ter um tratamento único. Na hora do seu planejamento, planeje para o grupo, porque é um grupo social, mas planeje também para que dentro desse social ele atenda as diferenças e as necessidades individuais. O professor planeja suas atividades para atender o auditivo, o visual, o sinestésico, cada aluno na sua característica e, sobretudo na característica do seu contexto social. De repente o aluno tem problemas familiares e você tem que responder por ele – ah, mas eu sou professor, não sou família e família que tem a responsabilidade de educar. Eu digo, não: a escola educa e ensina. A família educa e ensina. Eu sou contra esses que dizem: a família educa e a escola ensina. Os dois educam e ensinam e no início você tem que fazer o planejamento.

 

Ranço

 

O que a escola ainda traz da escola tradicional, afirmou Moretto, “ainda esse ranço do aluno receptor de informações e não como pensador”.

 

Avaliação

 

Vasco Moretto fez uma breve avaliação da importância da jornada no contexto atual, em que a educação pede mudanças imediatas. “Na verdade quando você é titulado, ou seja, quando você sai da universidade nem sempre qualificado, a qualificação se dar ao longo da sua formação. Esse tipo de jornada para reavivar o professor, para empolgar de novo o professor, para ver quais são os caminhos que ele deve seguir dentro do contexto atual é muito valoroso, parabéns Presidente Kennedy”, finalizou Moretto.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *