Oenes Tyalor – Devoto de São Pedro incentivou a Festa dos Pescadores

A história da Festa dos Pescadores em Piúma envolve milagre, a filha do seu Oenes Taylor voltou a vida após ele entregá-la a São Pedro

A Festa de São Pedro é realizada em Piúma há mais de 60 anos contou com um grande incentivador, o mesmo que deu nome a Praça onde o evento ocorre: Oenes Taylor – devoto fiel do padroeiro da cidade.   De acordo com a neta de seu Oenes Taylor, Fernanda, o avô era filho de Jackson Taylor e Ana Clara Taylor, ingleses naturais, que vieram para Piúma a fim de trabalharem no comércio.

Oenes assumiu a festa de São Pedro e lutou pela mesma durante 20 anos. A partir de graças alcançadas, sua devoção ao santo aumentava mais e mais.

Dentre alguns milagres conhecidos pelos amigos e familiares, na vida do sr. Oenes está o de sua filha Elizabeth, que fora encontrada boiando nas águas do rio, próximo a sua casa. Conta-se que no desespero com a filha em seus braços, já sem respiração, seu Oenes chamou por seu protetor e disse que daquele momento em diante ela não era mais sua filha e sim de São Pedro. E o milagre aconteceu, a menina voltou a respirar.

“Com muitos outros relatos de graças alcançadas a cada dia, vovô, homem simples, comerciante, pescador, dedicava-se mais a sua fé. Até ganhar uma pequena imagem que colocou dentro de uma fenda de uma grande castanheira, que existia próxima a atual Igreja. Ali todos que passavam se comoviam ao ver aquela imagem, sempre com velas e flores ao lado”, relembra Fernanda.

Fernanda afirmou que, com a ajuda dos pescadores e comerciantes da cidade, o senhor Oenes começou a juntar recursos para construir a primeira de muitas capelas, em um terreno permitido pela marinha. “Era pequenina, mas muito visitada. Vovô sempre a modificava. Nunca de um ano para o outro a capela estava igual. A antepenúltima capela, num cômodo ao lado do oratório, havia um pequeno museu de espécies de peixes e crustáceos, revelando assim a identidade com os pescadores”, ressaltou.

Ela conta que as festas atraiam muita gente a cidade. Com a ajuda de todos o avô enfeitava as ruas, e trazia várias atrações. Bandas de congos, jongos e a passagem pela fogueira não podia faltar. Assim, como as diversas brincadeiras realizadas no cais, muitas delas que se mantém até hoje. “Também realizava o baile da virada, que era sempre realizado por bandas militares, que logo após o baile saía pelas ruas na madrugada até o clarear do dia”, contou emocionada.

As barracas eram montadas por toda a Rua Jair Cardoso Novais, como também em parte da Manuel Português. O ponto alto da Festa dos Pescadores era a procissão marítima, realizada com a participação de todos.

Muitas pessoas de municípios vizinhos participavam, e enchiam a cidade. Havia uma crença que, se não houvesse a procissão marítima, não se teria um bom ano novo de pescaria.

Oenes Taylor foi festeiro por mais de 20 anos, deixando de fazer a festa somente dois anos antes de sua morte, já contando com a ajuda de seu filho Arlécio.  Em 1999 sua neta Fernanda Taylor, junto de alguns amigos, fundou a pastoral dos pescadores e junto com a comunidade construíram a atual Igreja de São Pedro. A festa cresceu muito, tornando-se o maior evento do município, hoje é realizado pela Prefeitura.

 

Prefeito considera a festa mais importante

 

O prefeito de Piúma considera a Festa do dia 29 de junho a mais importante da cidade. “Apesar da data específica da nossa emancipação, não ser exatamente no dia 29 de junho, mas é uma festa um tanto quanto simbólica, uma vez que é a festa dos nossos pescadores, que começou com a nossa comunidade, mas com o tempo a comunidade foi afastada da festa e ficou nas mãos da Prefeitura. Hoje estamos tentando resgatar a participação da comunidade. Depois de um longo período, fizemos encontros com representantes da Colônia de Pesca, representantes das mulheres de pescadores onde discutimos uma programação para festa”, ressaltou o prefeito.

Destacou Ricardo que junto com os representantes dos pescadores foi possível traçar as brincadeiras que serão realizadas no dia 29 e no domingo. “Além das brincadeiras, teremos o almoço comunitário. Querermos uma festa do tamanho que o município pode realizar, mas principalmente uma festa ativa com a participação da comunidade. No domingo, teremos a missa promovida pela Igreja Católica, depois teremos uma banda nacional. Queremos convidar a todos a participar da nossa Festa dos Pescadores. Será um evento para todos, será uma festa maravilhosa”, afirmou Ricardo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *