Outubro Rosa: idosas do Centro de Convivência recebem atenção especial

Além de serviços de saúde, programação terá atividades culturais, como dançaAs idosas que frequentam o Centro de Convivência Vida Ativa, no bairro São Geraldo, serão atendidas nesta semana com uma série de serviços voltados à promoção da saúde da mulher. De quarta (25) a sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Cachoeiro leva ao local exames preventivos, requisições de mamografias e palestras.

Nos dois primeiros dias, o atendimento será realizado das 8h às 11h, com orientações sobre cuidados e prevenção, inclusive em relação a doenças sexualmente transmissíveis, e coleta de material para o exame que detecta o câncer de colo do útero.

Na sexta, das 8h às 13h, tem palestra motivacional sobre a terceira idade, as relações sociais e emotividade nesse período da vida, além da importância da autovalorização. Em seguida, haverá entrega de requisições para mamografias, atividades culturais, incluindo a dança, que faz sucesso entre as frequentadoras, e almoço.

Segundo a assistente social e coordenadora de Saúde do Idoso, Ivana Santana Carolino Ribeiro, as ações buscam uma maior inserção do grupo, que já é acompanhado no espaço e, ainda, fortalece as ações do Outubro Rosa e do mês em que foi comemorado o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro).

“Estamos trabalhando a questão em todas as unidades de saúde, e os idosos, apesar de serem atendidos em suas comunidades, também recebem atendimento médico no Vida Ativa. Então, incluímos o espaço na programação, como uma forma de intensificar a atenção a essa faixa etária. Além das atividades da programação, vamos dar orientação específica sobre a sífilis, que vem crescendo entre idosos no país”, explica.

Vida Ativa: 16 anos de serviços para a terceira idade

Gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Centro de Convivência Vida Ativa completou 16 anos neste mês. Cerca de 340 idosos frequentam as atividades oferecidas no local, como palestras, aulas de artesanato, teatro, dança, jogos e torneios. Além disso, recebem atendimento médico ambulatorial eletivo e fisioterápico, apoio psicossocial e orientação para exercícios físicos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *