Palestra incentiva cooperativismo entre artesãos de Cachoeiro

Atividade integra política de fortalecimento do artesanato, que também oferece cursos ao setor

A prefeitura de Cachoeiro promove, nesta quinta-feira (30), uma palestra gratuita com o objetivo de incentivar a formação de cooperativas e associações de artesãos no município. O evento, que acontece das 14h às 16h, no auditório do Sindicato Rural, bairro Independência (próximo ao Fórum), vai contar com a participação de pessoas que trabalham no segmento e é aberto ao público.

Com a inicitativa, a prefeitura planeja fortalecer o setor, fomentando a adoção de mecanismos que podem siginificar o aumento da renda das pessoas envolvidas, por meio da apresentação de experiências de sucesso no assunto, uma vez que uma das dificuldades encontradas pelos profissionais cachoeirenses é a organização de associações e cooperativas.

Para a secretária municipal de Trabalho e Habitação, Luana Fonseca, iniciativas do gênero são importantes, pois além das cooperativas e associações se basearem em importantes princípios sociais, como a ajuda mútua, a produção co-participativa e a democracia, ela pode representar crescimento financeiro, ao permitir a abertura de novas oportunidades no mercado de trabalho.

“É importante que os artesãos entendam a força e o potencial que tem o trabalho organizado em cooperativas e associações. Grandes negócios nasceram desta forma e é exatamente isso que queremos. Esses profissionais têm total condições para ampliar o seu serviço, seja em quantidade ou área de atuação, e no que depender da administração pública, seremos os primeiros incentivadores”, afirma a secretária.

Oportunidades para qualificação

A palestra integra uma série de ações voltadas ao fortalecimento do artesanato em Cachoeiro, que teve início com o cadastramento de artesãos do município, concluído em outubro. A partir desse diagnóstico, a Secretaria Municipal de Trabalho e Habitação passou a oferecer oportunidades de qualificação gratuita a esse público, como a oficina “Estratégias de Marketing  para Artesãos”, realizada na última semana.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *