Passa perto já era. Finalmente agora é Santo Eduardo!

Inauguradas obras na comunidade que ficou esquecida mais de 50 anos.

A comunidade de Santo Eduardo, em Presidente Kennedy, muito satirizada pelo apelido desagradável de Passa Perto, devido ao descaso das autoridades em relação às solicitações dos moradores, líderes comunitários e vereadores, perdeu o apelido na última quarta-feita (13), quando a Prefeita Amanda Quinta Rangel inaugurou o calçamento de todas as ruas.

Foram executados 22.800 m² de bloquetes intertravados, além de drenagem pluvial, implantação do esgotamento sanitário (rede de distribuição de água tratada e rede coletora de esgoto doméstico), calçadas para pedestres, sinalização. As ruas receberam nomes.

A Avenida principal recebeu o nome de Bartolomeu Santiago, conhecido na localidade como Memeu da Casa de Farinha. “Nossa comunidade era vista como uma cidadezinha fantasma e feia. Os outros prefeitos faziam obras em Jaqueira, Criador e em outras comunidades. Para Santo Eduardo restavam promessas. Estava sempre perto de chegar. E nunca chegava. Era realmente o passa perto. Hoje Amanda tirou esse nome. Agora temos ruas com nomes e o Correio pode chegar à todas as casas”, destacou o vereador Dorley Fontão, morador de Santo Eduardo.

Amanda agradeceu à comunidade, e de forma especial as famílias dos homenageados que deram nomes às ruas e destacou que as obras para a comunidade não param por aí. “Em breve daremos ordem de serviço para a construção das casas populares, da iluminação de led, da rede de tratamento de esgoto e a praça saudável. Vamos inaugurar nossa escola aqui na comunidade. Não somente em Santo Eduardo, nós vamos entregar um pedacinho de obra em todo o município. A sensação de felicidade é imensa”.

A Prefeita comunicou que as próximas inaugurações são as escolas de Cancelas, Galos, Areinha, Santana Feliz, Boa Esperança e Jiboia. “Agradecemos à Câmara Municipal, que tem aprovado esses projetos de fundamental importância. Em breve entregaremos também o calçamento de Areinha, Campo Novo, São Paulinho e São Salvador”

Ela informou ainda que assinará em breve a ordem de serviço para o asfaltamento que vai ligar a comunidade de Criador, passando por Cacimbinha, Boa Esperança até São Salvador.

Outra boa notícia é que já está em fase de licitação a pavimentação de mais de 8.000 m² para Santa Lúcia, de 8.400 m² para Boa Esperança e de 76.700 m² para Marobá.

 

Foto: inauguração das ruas de Santo Eduardo

Legenda: A Prefeita Amanda Quinta inaugurou na última quarta-feira as obras de pavimentação da Localidade de Santo Eduardo

 

DEPOIMENTOS

 

Rolou no meio da rua

Josenilda Cordeiro dos Santos

Ela reside na comunidade há 32 anos, quando viu o calçamento pronto deitou-se e rolou literalmente no meio da avenida principal. “Trabalhei na Casa de Farinha do seu Memeu raspando mandioca, acompanhei o descaso com a comunidade e agora estou feliz em poder contemplar essa nova realidade. Tinha um anseio e um desejo muito grande de ver o nosso calçamento pronto. Andava na lama em dias de chuva, não dava nem para colocar sacola nos pés que a sacola ficava enterrada. Estou muito feliz em ver essas ruas desse jeito e agradecer a essa menina que veio e fez o que tinha que fazer. Eu tinha certeza que Amanda iria honrar o nome dela”. Josenilda Cordeiro dos Santos, 70 anos, aposentada.

Uma menina realiza o nosso sonho

Eldo

O diarista Eldo Gelvis Alves da Silva, 65 anos, reside na comunidade há 45 anos e diz que não acreditava mais que viveria para contemplar esse momento. Diz que não esperava que uma menina tão jovem fosse capaz de mudar a história do município. ‘É uma felicidade de ainda estar vivo e alcançar esse momento.  Muitos falavam que nem o asfalto chegaria aqui. Isso para mim foi uma surpresa, foi rápido. Melhorou muito a nossa vida. E agora vai melhorar mais ainda, já valorizou os imóveis. Muitos que moram aqui não esperavam”. Eldo Gelvis Alves da Silva, diarista

 

 

 

 

Não acreditava

 

“Santo Eduardo faz parte da minha vida. É muito gratificante receber uma obra dessa, pelas mãos da nossa prefeita, que não mediu esforços para realizar o nosso sonho. Quando meu saudoso pai que veio para cá, comprou um pedaço dessa comunidade e acreditava no crescimento dela. Hoje nós estamos desfrutando disso. Ele não teve o privilégio de ver a obra pronta, mas deixou a sua semente. É motivo de muita alegria saber que uma menina como Amanda hoje está fazendo o que vários prefeitos tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram”. Cândido Araújo Lima, produtor rural

 

Projetos do vereador Dorley dão nome às ruas

 

O vereador Dorley Fontão diz que durante seus quatro mandatos sempre  fez indicações

pedindo obras para a comunidade, sem ser atendido. É dele a indicação para o nome das ruas. “Agora a Prefeita Amanda atendeu ao povo fazendo as obras que Santo Eduardo aguardava há mais de 50 anos. Dorley confessou que quando Amanda foi eleita, achou que continuaria sem ter as demandas da comunidade atendidas. “Achava que uma prefeita tão jovem não daria conta. Mas ela me surpreendeu. As obras que ela está fazendo em tão pouco tempo pensei que não veria.”

 

 

Seu Memeu

 

Bartolomeu Santiago, que nomeia a avenida principal, foi um homem visionário. Para todos era simplesmente Seu Memeu da Casa de Farinha. Mas segundo o filho, o pastor Carlos Antônio Santiago ele foi um empreendedor. “Seu Memeu veio para cá com um caminhão de transporte de leite. Ele comprou uma área de terra, e depois outra e mais outras. Sempre foi um idealista, olhava para o futuro e jamais para ele mesmo, pensava na comunidade, no povo. Ele trouxe energia elétrica para a comunidade com recurso dele, colocou telefone público do bolso dele, foi o primeiro a trazer para o município a inseminação artificial para a criação de bovinos, ganhou três vezes prêmio de produtor rural no estado. Criou a fábrica de farinha. Na época foi a Limeira, em São Paulo, comprar equipamentos modernos, tudo automatizado. Ele sempre pensou em trabalho. quando eu vejo essas obras, eu vejo a realização do meu pai. E agora ele fica eternizado na Avenida Bartolomeu Santiago”.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *