Peças de computador terão reúso em projetos de eletrônica

A prefeitura oficializou a doação a estudantes durante evento nesta semana

Alunos da escola Fraternidade e Luz, em Cachoeiro, vão poder ampliar seus trabalhos em eletrônica. Nesta semana, a prefeitura oficializou ao grupo a doação de peças de computador que, hoje, não são mais utilizadas nas secretarias municipais.

A iniciativa é da Dataci, a empresa de processamento de dados do município, e integra uma série de parcerias para desenvolvimento de projetos que envolvam a computação, inovação ou iniciação científica.

Após a fase de desmontagem, cada peça será testada, e os alunos empregam as reaproveitáveis na criação de pequenos projetos de eletroeletrônica e de kits didáticos para uso prático em laboratório. O técnico em eletrônica Marildo Thomaz fornecerá suporte aos alunos no trabalho de recuperação dos componentes.

A ação integra projeto da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Fraternidade e Luz e a faculdade Multivix. Na escola, que funciona no bairro Sumaré, o projeto de reutilização é coordenado pelo professor Jocimar Fernandes e realizado com a colaboração dos monitores universitários André Rubim Mattos e Paulo Ricardo de Souza Lima.

Para o diretor-presidente da Dataci, Carlos Salgado, a parceria ajuda a promover a conscientização sobre os riscos do descarte incorreto desses materiais. “O descarte inadequado, como em terrenos baldios, torna esses materiais possíveis criadouros do mosquito da dengue, por exemplo. O projeto tem, portanto, um alcance maior, em saúde e meio ambiente”, destaca.

“A velocidade com que os equipamentos e insumos se tornam ultrapassados é muito grande, e a adoção de procedimentos sustentáveis ajuda a amenizar o impacto do problema. Por meio dos convênios com instituições, com esse foco, temos uma sinergia perfeita de preservação do meio ambiente e geração do conhecimento”, avalia o diretor de Gestão da Dataci, Marcelo Vivacqua.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *