Piúma debate trânsito em Audiência Pública

Audiência Pública debate soluções para o trânsito de Piúma

O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN e a Prefeitura de Piúma realizaram uma Audiência Pública, no último dia 16, no Ifes e debateram juntamente com a sociedade civil, representada pela Polícia Militar, Câmara Municipal, secretários e pessoas comuns a sinalização das ruas da cidade.

Como se sabe o trânsito em Piúma aumenta em mais de 200% o fluxo durante a alta temporada, com isso é inevitável o congestionamento, estacionamentos e vagas exclusivas. Além desses assuntos discutidos também foram abordados projetos para melhorar o fluxo para pedestres, ciclistas e veículos. Além da importância de desestimular o uso de veículos para curtos percursos.

Foram previstos ainda os estacionamentos de curta duração, as vagas de carga e descarga e a organização do estacionamento próximo ao mercado municipal. Foi definida uma proposta para ser implantada a curto prazo, onde seriam aplicadas as seguintes ações: sinalização horizontal e vertical nas vias; organização de estacionamentos e implantação de ciclo-faixa.

Na pauta da audiência entraram a implantação do uso de bicicletas para um novo conceito de mobilidade urbana, que além de fazer bem à saúde, não emite gases que poluem o meio ambiente e não produz poluição sonora. O uso de cliclo-faixas e ciclovias também foi abordado pelos técnicos do Detran.

Sugestões. Importantes Sugestões foram apresentadas aos presentes. Uma avenida Beira Mar em sentido único; Ciclofaixa na antiga Rua “Guarapari”,(Hermínia Clemente Gonçalves); Faixa de pedestres em frente à Igreja Católica Sagrada Família (Competência do DER); Sinalização horizontal e vertical próximo a prefeitura; Faixa ligando o “SICOOB” no “BRUNOS”, Av. Maria Gonçalves Marvila; Av. João Bayer sugestão de estacionamento de um lado, ou de inserção de placas permitindo estacionamento de curta duração; Av. João Bayer em um único sentido e sinalização no Bairro Monte Aghá (DER).

O prefeito Samuel Zuqui se disse satisfeito com a audiência pública e lembrou da importância da participação da sociedade. “Quero agradecer as pessoas que vieram para esta audiência pública. Acredito que pela importância do tema, deveriam vir mais pessoas. Mas foi um bom debate. O cidadão, sempre que possível, deve participar, pois as decisões tomadas tem relação direta com toda nossa sociedade”, afirmou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *