Piúma é o 1º município capixaba a ter o ID

Trata-se de documento de identificação para jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos e garantirá, por exemplo, acesso à meia-entrada em eventos.

A partir de agora, os jovens de

Piúma terão direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos. É que já é possível se cadastrarem  no Programa do Governo Federal Identidade Jovem lançado no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, no último dia 09.

O objetivo do Programa Federal é assegurar o direito à cultura e à mobilidade aos jovens do país.  O ID Jovem garante que brasileiros de 15 a 29 anos, de famílias de baixa renda, tenham acesso à cultura, ao território e à mobilidade, de acordo com o a Lei nº 12.933/2013 e em conformidade com o Decreto nº 8.537º/2015.

De acordo com o prefeito Ricardo Costa – PDT que assinou a Lei criando o Conselho da Juventude em Piúma é a primeira vez que o município reconhece em lei uma política para juventude, “ O Conselho, especificamente, é quem vai nos ajudar a garantir o que é de direito da juventude, a traçar as políticas públicas para eles que tanto precisam, pois são o nosso futuro. Também é importante porque já existe uma série de conquistas e o evento foi exatamente para entregar essas conquistas a nossa juventude. Conquistas essas que vem desde o governo federal e estadual que são os direitos que a juventude foi adquirindo entre eles à meio entrada e agora a passagem inteira para ela se deslocar de um estado para o outro”, ressaltou Ricardo.

O jovem Mateus Mota, coordenador do Programa do Identidade Jovem no município destacou a parceria veio na hora certa. “Hoje nos tornamos referência no Estado porque somos o primeiro município a lançar esse Programa e eu creio que a partir daqui ele vai para a Grande Vitória, Anchieta e outros municípios. Estou muito feliz em coordenar um Programa que vai de encontro a vários jovens da nossa cidade”.

O presidente da Câmara de Anchieta, Tássio Brunoro – PMDB participou do lançamento do ID em Piúma e parabenizou a iniciativa do prefeito em sancionar a Lei que cria o Conselho da Juventude. “Um dia muito feliz para mim hoje, poder participar desse momento, da assinatura da Lei, que para mim é um pedaço de um sonho meu realizado aqui em Piúma. Em Anchieta, nós tivemos uma infelicidade quando propusemos a criação de políticas públicas municipal da juventude. A Câmara não pode propor, e agora, na última semana estivemos com o prefeito Fabrício que também se comprometeu a editar um projeto de lei nesse sentido. Estamos aguardando que o prefeito edite essa lei e mande para Câmara e nós tenhamos a oportunidade de reavaliar e conversar mais para dar andamento, pensar na juventude é pensar no futuro”, frisou Tássio.

                       Emissão

A emissão gratuita da identidade será feita somente por meio virtual, através de aplicativo ou no site da Caixa Econômica Federal. A estimativa é que ela beneficie 14,8 milhões de brasileiros pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários-mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O documento dará ao jovem o direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos e garantirá a reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em ônibus de viagens interestaduais, barcas e trens.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *