Piúma – Ideb despenca na educação

Secretaria de Educação de Piúma trabalha para recuperar a qualidade no ensino.

Nos últimos anos, o município de Piúma despencou na avaliação do Índice da Educação Básica – IDEB e a secretária de Educação, Fernanda Sherrer corre contra o tempo junto a equipe para recuperar a nota perdida.    Observando o índice dos municípios da Região Sul do Espírito Santo, a maioria avançou e alcançou a meta projetada pelo Ministério da Educação. A título de exemplo, o município de Iconha carimbou, no Espírito Santo, o primeiro lugar de 6º ao 9º ano na última aferição.

Verifica-se que o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), apresenta desempenho menor do que os alunos do Fundamental I (1º ao 5º ano). Mas o que mais assusta, é verificar a queda gigantesca no município de Piúma nas séries iniciais. A cidade, desde o inicio da aplicação do índice, vinha se apresentando como município de destaque na educação. Sempre alcançando as metas e gradativamente se destacando na região. Em 2015, a nota do município, que anteriormente tinha sido avaliada em 5.4 despencou para 5.0. Nas séries finais, a nota ficou praticamente em cima da meta. As informações são do Ministério da Educação.

“Nossa gestão está voltada para uma educação que estimule toda comunidade escolar, baseado em como se ensina e como se aprende. Estamos cientes dessa situação, e desde o início do ano letivo, intensamente estamos trabalhando para melhorar nossos índices”, disse a secretária de educação de Piúma, Professora Isabel Fernanda Scherrer.

Fernanda ressaltou as ações estão sendo realizadas no município focando a alfabetização, o que ela chama de base, conscientizando que todo educador é alfabetizador. Segundo a secretária, foram feitas pequenas mudanças, que ela acredita ter grandes resultados.  Destaca que o município passa a oferecer, nas séries iniciais, a disciplina de História e Geografia voltadas para alfabetização, incluindo também duas aulas semanais para preparar o aluno para as avaliações. Visitas constantes da equipe pedagógica da SEME nas escolas, inclusive em sala de aula, para avaliar o desempenho dos alunos e professores, além de oferecer apoio e suporte pedagógico para as ações.

A secretária lamentou a queda expressiva do Ideb e destacou que o município possui um quadro de profissionais bem qualificados. “Estamos tentando todas alternativas possíveis para voltar ao topo da lista no que diz respeito à qualidade na educação, pois nossa gestão estará voltada para a qualidade e crescimento educacional no nosso município, salientou”.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *