Piúma vive momento inédito: assinatura da ordem de serviço da orla

Zuqui assina ordem de serviço da revitalização da Orla de Piúma

samuca assinatura autoridades 2 autoridades 3 autoridades da autoridades jorl plateia 2 plateia samu 2 samu 3 samu 4

Um momento muito esperado em Piúma. Há mais de 20 anos a população da cidade aguarda pela obra de revitalização da orla principal da praia. Hoje a noite foi a data escolhida pelo prefeito Samuel Zuqui para a assinatura da ordem de serviços da obra.

Oportunamente, diversas autoridades marcaram presença e saudaram o prefeito por esse momento tão aguardado. O governador do Estado, Paulo Hartung marcou presença, bem como, o deputado estadual Almir Vieira, o presidente da Assembleia, Theodorico de Assis Ferraço, os prefeitos: de Anchieta, Marquinhos Assad, de Rio Novo do Sul, Albertina, o de Itapemirim, Dr. Luciano de Paiva, o de Marataízes, Dr. Jander Vidal e o de Iconha, João Paganini. Também registraram presenças o secretário da Casa Civil Estadual, Paulo Roberto, os secretários municipais, os vereadores, empresários, comerciantes e população em peso.

Despido de qualquer vaidade, o governador Paulo Hartung fez um discurso emocionado e arrancou aplausos durante várias vezes da plateia. Salientou a importância da obra para o Espírito Santo e para a cidade que é o lugar escolhido por milhares de pessoas de vários estados na alta temporada, além dessa citação valorizou o povo de Piúma que aguarda com ansiedade essa obra que vai sem dúvida melhorar a vida das pessoas que escolheram Piúma para morar.

Hartung parabenizou Samuel pela coragem e ousadia em economizar em tempos de crise para realizar um sonho de todos. Arrancou aplausos o governador quando pediu ao empresário Rodrigo Costa, proprietário da empresa vencedora da licitação da Obra, RR Costa que contrate pessoas de Piúma para execução dos trabalhos. “Desejo Rodrigo que você faça aqui também como fez na construção da obra da Avenida Beira Rio, eu pedi para saber quantos trabalhadores vão trabalhar na obra e parece que são aproximadamente 70, eu queria fazer um pedido, que você contrate mão de obra de Piúma”, pediu Hartung.

Empolgado com o momento histórico da cidade, o prefeito Samuel Zuqui discursou a pateia falando da paixão pela cidade e a vontade de realizar o sonho da população piumense.

Oportunamente, Samuel falou com a reportagem, assegurou que a obra vai ser feita, e que em relação às recomendações do MP, ele já respondeu aos questionamentos. “Com certeza a primeira etapa da obra vai acontecer. Nós estamos preparados para executar a obra conforme está no projeto e ela já começou, se observarem, a obra já está toda marcada, as máquinas já estão aí”.

Muito feliz com o apoio do governador, Zuqui frisou: “A vinda de o governador nos prestigiar na assinatura da ordem de serviços foi um presente para Piúma bem como a obra”.

 

MP e recomendações

samuel

Em relação às recomendações do MP o prefeito disse que não as endendeu, mas respeita o órgão. “Eu fui lá conversei com o juiz e o promotor, fizeram três questionamentos bobos que dentro de meia hora os nossos técnicos fizeram a defesa. O promotor nos deu cinco dias de prazo para respondermos os questionamentos, mas já fizemos a defesa, e protocolamos. Eu não entendi a intenção do MP nessa situação, nós não tivemos problemas com nenhuma licitação ainda. Nós somos o 2º município no estado em transparência, além da comissão de licitação eu nomeei outra comissão de acompanhamento e não tem nada. Não tem nada que possa impedir o início dessa obra, mas o MP é um órgão que tem de ser respeitado, fomos dar uma satisfação para ele, e assim como tivemos pressa em responder as três alegações, eu pedi pressa a ele decidi, porque a obra já começou e isso pode trazer prejuízo para a cidade. Ele não tem poder para parar a obra, mas por respeito, fomos dar uma satisfação, pelo que o juiz nos falou, não vamos ter problemas”, frisou o prefeito.

 

Criticas

samuca

Samuel criticou lideres políticos que estão tentando impedir a obra, segundo ele, fazendo denúncias sem fundamentos. “Eles tiveram o tempo dele de fazer e não fizeram, ficaram seis anos na prefeitura. Não fizeram e agora estão contra, seria bom se a população soubesse quem são essas pessoas que estão denunciando. Agora nós estamos preparados, temos recurso para isso, o projeto está bonito, a licitação foi bem feita e nós vamos executar essa primeira etapa”, garantiu o prefeito de Piúma.  Em relação ao pedido do governador em a empresa contratar mão de obra em Piúma, eu vou controlar isso pessoalmente.

 

Secretário da Casa Civil garante que falou com o MP

DSC_1639

O Secretário da Casa Civil, Paulo Roberto em seu discurso disse que antes de confirmar a presença dele e do governador no Evento, ligou antes para o Ministério Público para saber das recomendações. Informou em tempo que os problemas apontados pelo MP são comuns e que não irão impedir que a obra aconteça. De forma nenhuma ele confirmaria a presença do governador se as recomendações do MP fossem para que a obra fosse suspensa. “Não há nada demais, essa é a função do MP, o prefeito já respondeu os questionamentos e a obra vai sair”, disse.

 

Momento inédito

joel

O presidente da Câmara de Piúma, Dr. Joel Rosa estava feliz com o momento da assinatura da ordem de serviços. “A importância é grande. Como vereador tenho orgulho de participar desse momento inédito em Piúma, porque é uma obra esperada pela comunidade há muito tempo. Uma obra necessária para o turismo. Eu me sinto extremamente lisonjeado e até importante em participar da assinatura da ordem se serviço dessa obra. São 20 anos de espera por essa obra e a população sempre fala: ‘ninguém vai fazer essa obra, ninguém vai fazer essa Avenida’. Piúma merece uma avenida melhor, merece uma beira de praia mais bonita e agora o prefeito Samuel está colocando em prática o anseio da população”, salientou Joel Rosa.

A reportagem conversou com o deputado Almir Vieira que parabenizou o prefeito Samuel Zuqui e destacou a importância da obra, que é um sonho do povo de Piúma. “Essa obra vai alavancar mais ainda o turismo aqui em Piúma, que já é bastante agitado e vai trazer mais turismo e consequentemente geração de emprego para a população, é isso que nós precisamos nos dias de hoje”, frisou o deputado Almir Vieira.

 

Secretário da Casa Civil tranquiliza população sobre o MP

samu 4

Durante o pronunciamento do Secretário da Casa Civil, Paulo Roberto ele garantiu que o governador só veio a Piúma prestigiar a assinatura da ordem de serviço depois de constatar com o Ministério Público que as recomendações não significam embargo na obra. “É importante registrar aqui que o nosso governo age nos limites da lei, o prefeito Samuel já há dias está numa luta incessante para que pudéssemos estar hoje aqui dando ordem de serviço para essa obra, que a gente não precisa conversar com mais nenhuma pessoa para ter certeza que essa obra é o sonho dos moradores da cidade. Nós somos um governo que age dentro do limite da lei, tivemos todo o cuidado de falar com o prefeito Samuel para que tomasse todas as providências, que é importante hoje no setor público, que a gente só pode fazer aquilo que a lei autoriza fazer. O MP entrou com uma ação recomendatória aqui na cidade e nós ligamos para o promotor, para conversar com ele a respeito, o promotor nos disse para ficar tranquilos e que pudéssemos hoje vir a Piúma e fazer essa festa bonita para vocês. Essa é uma prerrogativa do MP, por isso que estamos falando. O promotor vai continuar analisando, mas não temos dúvida que ela vai caminhar e ser concluída. Nós queremos parabenizar Piúma que merece essa obra que vai abrilhantar muito mais a cidade”, ressaltou o secretário estadual da Casa Civil.

 

Nove meses de espera

ferraço

O presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico de Assis Feraço, rasgou farpas ao prefeito e o parabenizou. No pronunciamento arrancou aplausos várias vezes e falou da grandeza da obra. “Samuel demorou praticamente nove meses até que a criança nascesse. Nove meses atrás de licenças ambientais, licenças que a lei impõe ao administrador, e Samuel só colocou em concorrência pública essa obra depois ter as licenças aprovadas. Essa obra e uma obra feita com responsabilidade, é uma obra que Samuel está fazendo e tem o dinheiro em caixa para fazer a primeira etapa e sonha com a melhora do governo para que na segunda etapa o governador Paulo Hartung possa ajudá-lo e concluir realizando o sonho de Piúma. Não há dúvida nenhuma, nós temos um amor por Itaipava, Mataraízes, mas Piúma está no coração dos capixabas, dos mineiros e de todos nos”, disse Ferraço.

 

 

Trechos do pronunciamento de Hartung

hartunh

Hartung lembrou que já esteve em Piúma suas vezes antes, uma para inaugurar instalação do Polo de fruticultura local. Nesse momento ele falou do Adyr Brunini que está enfrentando um desafio de saúde. “Quero pedir aqui de público a Deus que lhe dê proteção e ele possa ter um pronto restabelecimento da sua saúde. Estive lá, eu que ajudei a colocar de pé o Polo de acerola, estive lá dando aquele passo a frente que os empreendedores locais deram, depois eu estive aqui inaugurando a obra da Avenida Beira Rio. Nos dois eventos, o prefeito me pediu para que, quando ele fosse iniciar essa obra pela prefeitura municipal pelo investimento de 9 milhões de reais, ele me pediu que estivesse aqui com ele. E eu disse a ele que, vou fazer um esforço, o que tiver ao meu alcance para poder celebrar junto com a prefeitura e com o povo esse momento”, disse.

Ressaltou o governador que milhares de pessoas abraçam Piúma, uma cidade que tem a beleza natural extraordinária, que o criador lhe deu, Piúma que tem cultura, pesca, turismo e um poço bacana. “Eu estou aqui de coração aberto, estamos aqui começando uma obra em uma hora dura que o país está vivendo, uma hora que as famílias estão com dificuldades de pagar suas contas, que os empresários estão com dificuldades de pagar suas faturas, numa hora difícil como essa, a prefeitura está colocando uma obra que vai gerar mais de 70 empregos na cidade, o governador tinha que estar aqui para celebrar’, ressaltou.

O governador emocionado disse que além da obra que é importante, é lembrar as famílias a importância de colocar os filhos na escola. “Estou feliz, a hora é pura, a hora é difícil, é difícil assistir o Jornal nacional, mas não podemos baixar a cabeça. Crise vem de tempo em tempo, mas passa. Passa! A segunda coisa que eu aprendi com meu pai, e que eu não esqueço, a gente precisa atravessar a crise, e nãos e desorganizar. Isso vale para as nossas famílias, para nossas empresas, para a prefeitura, vale para o Governo do Estado, vale para todos, é isso que o governo do Espírito Santo está fazendo, trabalhando duro para atravessarmos esse nevoeiro espesso que a gente não enxerga nada do outro lado ainda, infelizmente, mas sair do outro lado dessa crise inteiro, organizado, sabe por quê? Porque só vai se beneficiar das oportunidades depois da crise quem saiu em pé, organizado. Se Deus quiser o Espírito Santo vai sair o Estado mais organizado dos 27 estados do nosso país. No mais, é pedir a Deus que continue nos protegendo, Piúma, parabéns”, finalizou o governador sobre aplausos da plateia.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *