PONTO DE VISTA • Repórter e sua missão

Repórter é o jornalista responsável por investigar um fato e levá-lo até a sociedade através dos meios de comunicação

Para mim são será nenhuma novidade que, a partir deste dia 16, data em que se comemora o dia do repórter, as portas da Prefeitura de Anchieta se fechem completamente para mim. Afinal de contas descortinei uma verdade que certamente seria coletada por um lixeiro no dia da coleta. Apesar de que, o lixo depositado naquela caçamba não era reciclado. Eram restos que se encontravam em sacolas de plástico pretas, restos de alimentos. Não sei se deixados nos pratos, ou se sobraram nas panelas.

Não era uma lixeira comum, era um PEV’ onde se deposita materiais para serem reciclados. Neste mesmo PEV’ encontrei uma sacola cheia de frango cozido e desfiado. Esse frango seria da escola, Padre Anchieta, em Novo Horizonte, cidade do santo José de Anchieta.

Não sei e não posso afirmar se esse frango fora cozido no dia anterior e se ele tem alguma coisa relacionada com o mal que as mais de 40 crianças passaram ao deixar a instituição, nesta sexta-feira, 16, dia do Repórter.

Também não sei se aquele saco preto plástico atirado no PEV’ de resto de comida havia sobrado na panela, ou nos pratos que as crianças deixaram sujos na escola. Sei que o pato, ou melhor, a conta será paga por uma servidora que é comandada por alguém que certamente recebe melhor do que ela.

Sei que eu não fui atrás da pauta no dia do repórter. Que fique claro! Eu não adivinhei a notícia. Ela saltou na minha cara em uma mensagem de zap zap, como dizem. Eu fui, mas já sabia a pauta. Eram crianças com suspeitas de intoxicação alimentar, que logo a prefeitura se apressou em afirmar que não se trava de merenda.

E para ser justa com o dia do repórter, que é comemorado no dia 16 de fevereiro deveria todo profissional se debruçar em uma bela reportagem. Eu não queria que fosse essa. Eu juro!

Esse cargo exercido por profissionais da comunicação tem a função de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notícias e matérias para a TV, impresso, rádio e internet. Faça chuva ou faça sol, o repórter está sempre em alerta para levar as notícias até a população.

Não chovia, mas era de noite. Estava com fome, já era tarde. Terminei a reportagem por volta de 1h00 da madrugada. Comemorei comendo um churrasquinho na porta da PM, em Anchieta. Antes, fiz com minha assessora uma ronda em volta da escola procurando lixeiras. Mas por sorte ou azar, em frente, lá estava o PEV’, e dentro dele, a prova de que eu faria uma reportagem investigativa.

Quem mandou jogar lá os restos e o frango cosido? Foi a merendeira? A servente, o porteiro? A coordenadora? Não, a coordenadora talvez fosse aquela mulher que me ameaçou se eu escrevesse a reportagem. Ou quem sabe, o professor que na porta do PA me fulminava com os olhos e me fotografava pelo celular.

É isso! Dia 16, ficou marcado esse ano, como a data que o repórter é homenageado, e o fatídico dia que as crianças passaram mal, e ninguém sabe se foi a merenda, ou a água, mas alguém vai pagar esse pato e eu vou fazer a notícia.

Desculpe prefeito, a responsabilidade não é sua, você confia cargos a uma equipe, que um dia vamos comemorar o seu dia…

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

  • Edineia dos reis disse:

    Filha aprocura da mae nome da filha maria lusia doa reis procurando a mae de quem foi tirada pelo pai a 50 anos e nao teve mais noticias na epoca tinha apenas 1ano e meio nome da mae analia festeal unica enformasao e que e de vitoria espirito santo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *