Prefeitura reúne público LGBT e pais para Ciclo de Diálogos

Primeiro encontro será no Centro de Referência da Juventude, na Praça de Fátima

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim (Semdes) realiza na próxima terça-feira (22), às 19h, o I Ciclo de Diálogos – Educando para a Diversidade, no Centro de Referência da Juventude, localizado na Praça de Fátima, na Avenida Beira Rio.

Organizado pela coordenação de Política de Gêneros da Semdes, a iniciativa tem como objetivo reunir a princípio pais e o público LGBT, para posteriormente agregar profissionais das áreas de educação, saúde, cultura, justiça, segurança e demais interessados para um diálogo atual sobre a necessidade de reflexão e concretização de ações capazes de promover dignidade e cidadania para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.

“Por meio do ciclo, desejamos constituir um núcleo de acolhimento e apoio também para as famílias de LGBT, estabelecendo um trabalho de orientação para o enfrentamento da LGBTfobia e da cultura do ódio, infelizmente ainda comuns nos dias atuais”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Cristina Bezerra.

Os encontros vão ampliar no município os debates sobre direitos humanos, cidadania e respeito à diversidade, com o intuito de fortalecer políticas afirmativas de assistência psicológica, jurídica e de assistência social para o público LGBT e suas famílias, por meio dos equipamentos públicos que já atuam em rede: o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Márcia Bezerra destaca que o encontro será mensal, e que este é principalmente para ouvir as demandas, para a partir daí desenvolver o trabalho de acordo com as necessidades apontadas. Informa que existe um grupo de trabalho que já se reúne desde janeiro. Essa equipe apontou a necessidade de formação de um Grupo de Pais e um Ciclo de Diálogos, para o público LGBT.

A partir daí, foi instituído em julho o Comitê Permanente de Proteção à Diversidade e Cidadania, que será efetivado tão logo todos os membros tenham sido indicados. “É esse Comitê que vai coordenar todos os trabalhos”, destaca.

Márcia ressalta que, nesse primeiro Ciclo, os participantes vão apontar se esse é o melhor horário e a pauta para os próximos encontros. Se o espaço precisar ser ampliado, outro local será disponibilizado. “Vamos adequar a agenda, pauta e local ao interesse e disponibilidade da maioria dos usuários.”

“Com esse trabalho, a prefeitura de Cachoeiro pretende que o público LGBT tenha cidadania plena, seja tratado com respeito, ganhe visibilidade e participe de discussões que promovam reflexão em toda a sociedade”, ratifica Márcia Cristina Bezerra.

Cadastro online

Para melhor organização do Ciclo de Diálogos, a Semdes lançou um cadastro online para os participantes, não obrigatório. Está disponível no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), com acesso pelo banner do evento, na página principal.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *