Presidente Kennedy – Uma mãe para o homem do campo

A Prefeitura de Presidente Kennedy literalmente abraça o homem do campo, todo apoio é ofertado

 

 

A Prefeitura de Presidente Kennedy tem dado total apoio ao homem do Campo. No município, a produtividade do setor rural representa cerca de 80% da arrecadação e abriga 70% da população kennedense. São mais de duas mil famílias que tiram seu sustento da terra. Para incentivar e auxiliar a produtividade do setor, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca oferece recursos que auxiliam cerca de 1.600 produtores cadastrados, divididos entre as atividades de pecuária, agricultura e pesca.
Só no ano passado até este mês, mais de 550 poços artesianos foram instalados, sendo 350 em currais e 200 para os demais agricultores.  O Programa de Recuperação de Pastagens beneficiou mais de mil produtores.

Para a plantação de capim foram distribuídas 70 mil toneladas de adubo e calcário. De julho 2016 a maio 2017 foram mais de 250 produtores atendimentos com caminhões da Eletrificação Rural, o que representa cerca de 20 serviços de reparo por mês porteira adentro. Sem contar na construção de mata-burros, distribuição e instalação de manilhas, máquinas e tratores agrícolas gratuitos para atendimento das necessidades solicitadas.
Do total de arrecadação do município, 70% está no leite. Presidente Kennedy possui a maior bacia leiteira do Estado. A produção gira em torno de 60 mil litros dia (quase 20 milhões de litros/ ano). Hoje são 375 produtores de leite e a atividade gera cerca de 1000 empregos no campo. O apoio recebido pelos pecuaristas vai desde o tanque comunitário àqueles que necessitam, até a distribuição de 9.650 sacos de ração farelada por mês e a distribuição de 7.900 sacos de capim prensado por mês.

Feira Livre

 

A Feira Livre da Agricultura Familiar também incentiva os produtores do município. Cerca de 50 produtores rurais vendem o que plantam. Com o apoio oferecido por meio do projeto Economia Solidária, o “Ticket Feira” – que atualmente atende a cerca de 600 famílias carentes do município , no final de cada mês os tickets recebidos são trocados por dinheiro.  Considerando apenas o valor Ticket Feira, há uma movimentação de, no mínimo, R$1,2 milhões ao ano pela Feira.

Para o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Hélio Carlos Barcelos Matias, o campo gera trabalho e renda para grande parte da população e, manter essas pessoas na zona rural é uma estratégia para continuar crescendo na área e evitar o desemprego, ou a evasão rural descontrolada. “Embora tenhamos grandes expectativas de expansão em outros setores da economia, o Município se pauta no que é real hoje. No campo, que quase 1000 pessoas estão empregadas”, afirma.
Ainda segundo o secretário, tudo o que é oferecido no campo é 100% tributável. “Não se trata de um gasto, pois traz retorno certo aos cofres públicos”, diz Matias.

 

Agroindústria em Kennedy envolve centenas de famílias

 

Já sabemos que a agroindústria é a solução para evitar o êxodo rural e oferecer melhor qualidade de vida a pessoas que dependem de benefícios sociais. Por isso, falar do sucesso da Feira Livre da Agricultura Familiar em Presidente Kennedy que completa três anos no próximo dia 28 e não apontar a importância desse empreendimento na vida das famílias que residem na cidade é, sem dúvida, perda de tempo. A Prefeita Amanda Quinta acertou em cheio ao criar a Feira, que oportuniza pequenos produtores  transformar em dinheiro e fonte de renda produtos colhidos na horta, nos pomares, nos sítios e nas pequenas propriedades, além de servir como modelo a outros municípios.

Amanda é contra a política do pão e circo. A prefeita gosta de usar sempre a metáfora dar o anzol para a população pescar o seu peixe. A figura de linguagem se encaixa muito bem, como se pode constatar nesses três anos de sucesso. “Esta Feira da Agricultura Familiar é um programa do município que tem o intuito de viabilizar dignidade e cidadania ao agricultor e sua família”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joselho Altoé.

 

Ponto de encontro

 

Tudo num único espaço, na Praça Manoel Fricks Jordão. Todas as quintas-feiras, o kennedense tem um motivo a mais para sair de casa, já que a Feira na Livre que oferece de tudo um pouco; legumes, frutas, hortaliças, gastronomia e muita música com cantores regionais para formar um ponto de encontro das pessoas de Kennedy.

Joselho contou que tudo começou com a seleção das pessoas, já que algumas delas faziam parte do Cadastro Único da Assistência Social – CadUnico, além de duas pessoas integrantes do Movimento Sem Terra que estavam no acampamento e atualmente tem seu pedaço de chão para plantar. Após a seleção, foi iniciada a criação das hortas e eles têm todo o apoio da Administração para produzir e transportar a produção a ser vendida na Feira do Produtor.

O Secretário tem planos de repaginar a feira tanto na localização, número de feirantes quanto à estrutura física. “Nós temos pessoas que viviam de bolsa família, que precisavam de auxílios da Prefeitura, sobreviviam de trabalhos como diaristas, que atualmente conquistaram sua independência financeira e passaram a ter dignidade com uma renda familiar que ultrapassa mil reais por semana com renda de hortifrutigranjeiros. A feira trouxe dignidade e independência financeira A diversas famílias que passaram a prover o seu sustendo com o fruto do trabalho na Feira”, comentou.

A ideia é expandir essa produção de hortifrutigranjeiros para as compras do município, que abastecem a merenda escolar e são feitas com dinheiro Municipal, Estadual e Federal. “Estamos completando três anos dessa Feira que e é uma vitória da população kennedense com o apoio da prefeita Amanda, que não mede esforços para trazer a dignidade às famílias que passam a sobreviver com os próprios recursos e se orgulharem de colher os frutos do trabalho que realizam em suas propriedades e não mais dependerem de programas sociais do município ou do país”, finalizou Joselho.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *