Presidente Kennedy vive um espetáculo de fé

Tapetes em Kennedy traduzem história de Jesus da anunciação a descida do Espírito Santo

tapetes em Kennedy tapetes em Kennedy 2 tapetes em Kennedy 3 tapetes em Kennedy 4 tapetes em Kennedy 5 tapetes em Kennedy 6 tapetes em Kennedy 7 tapetes em Kennedy 8 tapetes em Kennedy 9 tapetes em Kennedy 10 tapetes em Kennedy 11 tapetes em Kennedy 13 tapetes em Kennedy 14

A Paróquia Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy traduziu a vida de Jesus Cristo, desde a anunciação, até a ressurreição e, a descida do Espírito Santo, em um tapete de 249 metros confeccionado a mais de 300 mãos estendido pela Rua Átila Vivácqua, no centro da cidade até a Matriz Nossa Senhora da Penha.

De acordo com a professora de Arte, idealizadora do projeto do tapete, e coordenadora dos trabalhos, Camila Chaves Pessoa da Veiga, tudo começou há um ano com o recolhimento dos materiais usados e produção dos desenhos. “Quarta-feira nos juntamos, todas as 33 comunidades, já com os desenhos em tamanho natural, um grupo bastante grande. Foi um ano pensando, montando desenhos, elaborando. Depois de ver os tapetes montados o que fica é uma grande emoção, ver o empenho das pessoas através da fé, é muito gratificante. As dificuldades são grandes, nem todos que trabalharam na montagem dos tapetes são artistas, mas é uma realização da comunidade, uma prova de fé”, disse.

Na parte da tarde foi realizada uma grande missa na Praça Manoel Fricks Jordão com a participação de todas as comunidades. Evento esse que contou com a presença da prefeita Amanda Quinta, que ficou admirada com tanta organização e beleza. “Meus parabéns a todas as comunidades que se dedicaram para realizar esse grande evento. Presidente Kennedy sem dúvida ficou muito mais linda. Vimos que a dedicação de todos pode fazer algo gigantesco. Contar a história de Jesus Cristo é sempre uma dádiva, e uma história linda, pois a mensagem que Ele nos deixou foi de amor e paz. Quero aqui agradecer a todas as comunidades que se uniram em nome da fé”, parabenizou a prefeita Amanda.

À tarde, muitas pessoas passavam pelo centro da cidade e fotografaram cada tapete e fizeram muitas selfies. Pessoas de todas as comunidades e também de outros municípios.

De Piúma a Kennedy, a pedagoga Ivane Carvalho que conheceu ontem a cidade ficou impressionada com a beleza dos tapetes. “Lindo, lindo, lindo, não sabia que Kennedy tinha tantas comunidades e que aqui esse evento era tão envolvente. Pela primeira vez na cidade, estou impressionada”, admirou-se.

Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *