Procissão e tapetes completam mais de 80 anos de história em Campinho

Tendo em vista que é sempre oportuno reviver a história, a comunidade de Campinho alimenta a tradição de Corpus Christi há mais de oitenta anos. Na próxima quinta-feira (26), a comunidade celebrará essa tradição com a confecção dos tapetes produzidos com areia coloridas. Nota-se que com o passar dos anos a festa está cada vez mais consistente e arrojada. O número de fiéis aumenta com participação maciça das comunidades vizinhas em vista de reverenciar a eucaristia, que para os católicos representa o corpo de Cristo e contemplar as verdadeiras obras de arte que são os tapetes frutos da tradição popular, que é comum em várias cidades do Brasil, sendo produzidos para a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas e diversos símbolos religiosos.

A programação preparada pelo Conselho da Comunidade, conta uma diversidade de atrações que inicia às 10h com a tradicional Missa Solene e procissão, em seguida um delicioso almoço comunitário à moda italiana. Às 12h30 a sanfona chora nas mãos da dupla “Zequinha e Dejair” que irão anteceder o leilão de várias prendas, às 13h.

Vale lembrar que familiares, cujos antepassados deitam suas raízes nas terras de Campinho não desperdiçam a salutar oportunidade de participar dos festejos, pois, na memória vão lembranças que o tempo não consegue apagar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *