Professor Ricardo afirma que os trios vão continuar

A orla será prioridade no governo do prefeito eleito em Piúma, Professor Ricardo, e os trios elétricos deverão continuar colaborando com o turismo do ano inteiro e não somente do verão

O professor Ricardo Costa (PDT), eleito em Piúma para o cargo de prefeito, conversou com nossa equipe de reportagem no último dia 2 de outubro, respondendo a diversas perguntas. Ele afirmou que o turismo da cidade será rediscutido com a sociedade e garantiu que a orla é uma preocupação muito grande e que não vai medir esforços para realizar a obra de revitalização. Falou, também, de educação como prioridade, entre outros temas, como o Carnaval, a pesca, a agricultura, a assistência social e o debate que fará com o povo sobre a continuidade dos trios elétricos na orla. Confiram a entrevista em trechos!

 

 

Agradecimento

 

Primeiramente, Deus é Deus. Depositamos toda nossa confiança a Ele e, acima de tudo, o pedimos que abrisse os olhos do povo para que pudesse nos ver, e que seus ouvidos ficassem atentos para que pudessem nos ouvir. Temos certeza que Ele permitiu que a nossa voz chegasse até as pessoas da nossa comunidade, que era o que nós tínhamos. Não tínhamos recursos para a campanha, mas graças a Deus conseguimos que a população entendesse o nosso projeto, nos abraçando, falo principalmente da população do bairro Céu Azul, que é a mais sofrida. Nesses últimos quatro anos, passamos pelas dificuldades que todos conhecem geralmente durante uma campanha, pois sofremos muita perseguição, mas tudo jogamos nas mãos de Deus e graças a Ele a caminhada acabou proporcionando a todos nós, muito mais amigos.

 

Herança de problemas

 

Nós temos uma máxima que sempre nos acompanha, que é que dizer que “Deus dá o frio conforme o cobertor”. Eu tenho certeza de que, se Deus permitiu alcançarmos esta vitória, é porque nós todos, juntamente à população e jornais, iremos sanar todos os problemas que o município tem. Sabemos disso, por ouvir o tamanho da dificuldade, mas sabemos também que Piúma precisa vencer essa dificuldade. Aliás, é este o motivo da estarmos aqui. Piúma hoje entende que ela precisa vencer essa dificuldade e passa a vencer com a reformulação do administrativo, melhorando o relacionamento da prefeitura com a própria comunidade. Nós queremos trocar um relacionamento de imposição, de terror, de desrespeito, por um relacionamento de amizade e, acima de tudo, sermos um governo amigo da população.

 

A orla

 

A orla ocupará sempre o primeiro lugar. É claro que todos os itens do nosso programa de governo, são importantes, mas sabemos que a população reivindica a revitalização da orla há cerca dois anos, desde que sentamos com o então candidato a governador, Paulo Hartung. Na época não pedimos o apoio dele para prefeito, caso viéssemos candidato, o que pedimos foi um apoio específico do governo estadual para essa questão da orla e para cem por cento do saneamento do esgoto sanitário. O que nós vamos fazer, primeiramente, é bater na porta do Governo do Estado, ainda antes da posse, para lembrarmos que vamos cobrar a conta.

 

Cultura, Turismo e trio elétrico

 

Pretendemos dar qualidade ao evento que o nosso município tem chamado de “trio elétrico” e que sempre gera grandes debates. Garanto que vamos ter o trio, só que em vez de destacarmos o trio como se fosse todo o programa de uma secretaria de cultura e de uma secretaria de turismo, vamos trabalhar um calendário para o ano inteiro, tentando resgatar o que nós temos de valores culturais, a nossa tradição cultural que envolvem lendas locais, o artesanato, a pesca, enfim, vamos promover um grande encontro da pesca e daremos ênfase aos eventos religiosos e à promoção dos eventos dentro daquilo que nos caracteriza enquanto povo, enquanto cultura, privilegiando nossas potencialidades naturais. Temos de organizar o nosso circuito interno de barcos para que as pessoas possam visitar o balneário. Vamos privilegiar as nossas iniciativas esportivas e encontros como campeonatos de kitesurf, de colecionadores de veículos antigos, motocross e ciclismo. Vamos planejar junto com as classes específicas e à comunidade interessada, no caso formada por hoteleiros e comerciantes, também os nossos ambulantes. Precisamos de turismo para o ano inteiro, com a perspectiva de não abandonarmos o trio elétrico, muito pelo contrário, vamos incrementá-lo à qualidade do turismo, afinal Piúma não tem mais condição de sobreviver só com um meio de eventos.

 

Educação

 

Quando a gente fala de revitalização da orla em primeiro lugar, a orla é uma obra, mas quando falamos de futuro, a gente não pode deixar de colocar em primeiro lugar a nossa educação. Eu creio que a cidade toda tem que fazer um esforço coletivo e ultrapassar alguns limites, como a valorização do magistério, a construção de escola e reformas. Ultrapassar os limites de voltarmos a investir em equipamentos para as escolas, voltarmos a investir na biblioteca e muito mais.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *