Programa contra o tabagismo é sucesso em Itapemirim

O hábito de fumar é um dos principais responsáveis por diversos tipos de cânceres, como o de pulmão e o de boca, por exemplo. Para ajudar os fumantes a passar por todas as dificuldades que envolvem a decisão de parar de fumar, Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece um programa contra o tabagismo, que conta com a colaboração de profissionais de diversas áreas, como psicólogos, nutricionistas, cirurgião-dentista, enfermeiros e médico pneumologista. Os trabalhos são realizados em grupos, possibilitando que os próprios membros se incentivem nessa árdua tarefa.

Os resultados alcançados têm chamado atenção dos profissionais envolvidos. O programa já passou por Retiro, Itaoca e Sede (Estratégia Saúde da Família “Maria da Penha Freire Mezher”). Para a coordenadora do programa, a enfermeira Jussara Abreu, o sucesso do programa se deve, principalmente, à força de vontade dos próprios participantes.

“Muitas pessoas nos procuram pedindo ajuda para parar de fumar achando que os medicamentos administrados farão todo o trabalho. Isso não acontece. Os medicamentos são para aliviar os sintomas de abstinência da nicotina. Abandonar o vício só é possível com muita força de vontade e persistência do paciente. O nosso trabalho é auxiliar e incentivar para que aquele que tomou a decisão de parar de fumar consiga persistir em seu objetivo e não tenha recaídas”, explica.

Durante o primeiro mês, os encontros do grupo são realizados uma vez por semana. A partir do segundo mês, os encontros passam a ser quinzenais e quem persiste no objetivo de parar de fumar é acompanhado durante o ano inteiro. Em maio será a vez dos moradores de Itaipava terem a chance participar do programa. Os encontros serão realizados na unidade de saúde do distrito. Para participar, basta procurar a enfermeira da unidade e se inscrever. As dúvidas também podem ser sanadas com a coordenadora Jussara, no setor de Atenção Primária, que fica na sede da secretaria de Saúde. A coordenadora atende toda terça-feira, a partir das 13h30.

Confira os locais por onde o programa de tabagismo passará em 2016

Maio: Itaipava
Junho – Itaipava Pac’s
Julho – Frade
Agosto – Safra
Setembro – Garrafão
Outubro – Luanda
Novembro – Grauna
Dezembro – Unidade Maria da Penha II

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *