Projeto Kennedy Educa +: Inclusão digital fará a cabeça dos jovens

Projeto de inclusão digital com foco no social. O objetivo é identificar as potencialidades dos alunos das escolas públicas e da Rede Pestalozzi, promovendo reforço e auxilio escolar no contra turno das aulas. Em Kennedy, o projeto atenderá três mil alunos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

Em se tratando de educação, Presidente Kennedy mais uma vez sai na frente! O Projeto Kennedy Educa +, inaugurado nesta terça-feira (14) terá os alunos da Creche Menino Jesus, da sede, como os primeiros beneficiados pela iniciativa, que foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante a apresentação do projeto, as crianças puderam conhecer na prática como cada atividade vai funcionar. E no processo de aprendizado tudo precisa ser regado com muita fantasia e diversão.  O primeiro lugar apresentado foi “A Casa Temática”, local onde serão abordadas questões de meio ambiente e cuidados com a natureza. É lá que os alunos aprenderão sobre reciclagem e descarte correto de materiais.

Na Biblioteca Móvel haverá um espaço aconchegante para diversas atividades, como contação de histórias. No primeiro dia, os pequenos ouviram o clássico Chapeuzinho Vermelho. Porém, o momento mais aguardado foi a visitação da Cinecoteca, que fica em um galpão climatizado e com jeito de cinema. Lá serão exibidos filmes e documentários educativos.

Já na biblioteca móvel, um espaço aconchegante onde haverá contação de histórias, as crianças ouviram sobre Chapeuzinho Vermelho.  O momento mais aguardado foi a visitação da Cinecoteca. O espaço que fica dentro de um galpão climatizado e imita um cinema, irá exibir filmes e documentários educativos. Dentro do projeto ainda haverá um núcleo interativo, com espaço para atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social e uma sala de música, onde serão lecionadas aulas de flauta, teclado, violino e violão. No espaço também irão acontecer aulas de libras e inglês, teatro, capoeira e outras atividades.

A secretaria de Educação Dilzerly Machado Tinoco ressaltou que o projeto é algo dinâmico e estará em constante mudança, sempre buscando trazer para os alunos reforço e qualidade de ensino aos alunos. “O projeto Kennedy Educa+ não é uma iniciativa acabada, é um projeto que estará sempre sendo inovado para trazer mais qualidade na nossa educação”, disse.

O projeto conta ainda com a Casa Interativa, que é uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, onde serão trabalhadas questões ambientais. A secretária informa que os alunos frequentarão no contra turno: “Fizemos uma triagem e todas as escolas estarão participando. É um espaço de inclusão. O objetivo principal é trabalhar com a afetividade com o aluno que às vezes apresenta problemas de relacionamento e aprendizado. Esses problemas afetam o desenvolvimento escolar”.

De acordo com a pedagoga da Rede Municipal Tatiane Santana uma visita à cidade de Novo Horizonte em São Paulo fez brotar a ideia do projeto. “Quando nós chegamos a Novo Horizonte percebemos que tudo que tinha lá, nós tínhamos aqui e que só precisávamos aperfeiçoar. O Projeto Kennedy Educa + nasceu os olhares que tivemos em novo Horizonte, em São Paulo, que é o outro espaço de aprendizado para a criança. Trouxemos muitas ideias e novas propostas e, desde então, a gente vem trabalhando com ideias em cima deste projeto. A meta é o primeiro lugar do Ideb, vamos trabalhar em prol da Educação e hoje pudemos fazer a conclusão desse nosso sonho e agora é só colher os frutos”, salientou.

A Subsecretária de Educação, Micheline Scheidegger explicou que a princípio, os alunos irão conhecer o espaço. “Nesse primeiro momento, as crianças estão sendo apresentadas ao espaço. Hoje vieram os alunos da Creche Menino Jesus, mas todos os alunos da rede municipal e estadual, incluindo a Pestalozzi terão a oportunidade de conhecer o projeto. Após este primeiro contato, daremos início às aulas com atendimentos individualizados e coletivos”, afirmou.

 

Abraçamos a causa!

O projeto foi gestado desde 2016, quando a coordenadora do Kennedy Educa + Maria Lúcia Moreira de Araújo trabalhou para a ampliação do Kennedy Educa +. Com o apoio da secretária de Educação, Maria Lúcia passou a receber alunos e equipe para dar forma ao trabalho.

“É uma realização. E a tendência é crescer cada vez mais, pois esse é o desejo comum entre educadores, alunos e pais. A partir do momento que nós abraçamos a causa, estamos com esse objetivo de trazer um espaço de diversão de entretenimento e com certeza também de socialização. Nossa equipe conta com 22 pessoas, entre professores, que são facilitadoras. Atenderemos crianças do pré ao 9º ano”, detalhou.

 

Diretores aprovam o projeto

As diretoras Andressa Meleipe, da Escola de São Salvador e Cristiane Chaves, da Escola Vilmo Ornelas parabenizaram a iniciativa. “É de suma importância, porque os alunos estão visualizando o concreto, o lúdico. O espaço multidisciplinar, crianças brincando, crianças expandindo aquilo que ela precisa para ser um adulto melhor. Esse espaço está sendo fundamental, porque conhecimento é algo que ninguém tira. Parabéns para o povo Kennedense, para nossa prefeita e para nossa secretária”, disse Andressa.

Já Cristiane Chaves acredita que o projeto abrirá novos horizontes aos estudantes. “Isso é muito importante, pois nossos alunos não tem acesso á cultura a nada diversificado, então esse projeto vai ampliar os horizontes de conhecimento dos nossos alunos, colocando em prática aquilo que a gente passa pra eles na escola. Os alunos estarão aqui nos dias de quinta e sexta”, comentou.

 

A vereadora Tania Mara Fontana Correa estava muito feliz em ver de perto o espaço montado. “Eu participei efetivamente de todos os momentos junto com Dilzerly, não tenho nem palavras para falar o quanto isso aqui vai ser importante para nossas crianças. Ocupar o tempo dessa criança que fica em casa sem ter ocupação nenhuma é um alento para os pais”.

 

Secretaria de Meio Ambiente é parceira

O secretário de Meio Ambiente, Leandro Rainha que falou da parceria com a Educação.Vamos dar todo o apoio técnico à secretaria de Educação, com palestras, e pessoal para trabalhar. A gente tem o Romer Fraga que é o nosso chefe de educação ambiental e que vai trabalhar diretamente com os pedagogos da Dilzerly. Essa ideia está bem próxima á nossa associação de catadores. Além das crianças vivenciarem toda essa parte de educação ambiental, tem ainda o convívio direto com o pessoal da associação trabalhando”, comentou. Reiterando que os alunos terão ainda a oportunidade de mexer com a terra. “Estamos providenciando um espaço onde vamos construir uma horta, para que, junto com uma orientação dos técnicos em meio ambiente essas crianças possam viver todo o processo desde o nascimento”.

Como o carro chefe deste ano de 2017 na educação ambiental é a coleta seletiva, vamos aproveitar o gancho da associação de catadores e as crianças vão conhecer in loco o processo de triagem, produção e comercialização desse material que é reciclado pela associação de catadores. A Secretaria de Meio Ambiente adquiriu sete mil livros didáticos sobre o lixo e Mata Atlântica, para que todos esses assuntos sejam discutidos nos lares, finalizou.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *