Projeto orienta alunos do ensino médio sobre violência de gênero

Nesta segunda (25), estudantes de Burarama participaram de palestra, dentro da Semana da Juventude

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) iniciou novo projeto para conscientizar jovens estudantes de Cachoeiro a respeito da violência contra mulheres e LGBTs. É o “Diálogos sobre Juventude e Violências Cotidianas”, cuja meta é realizar palestras em todas as escolas de ensino médio do município até o fim do ano.

A primeira ação da iniciativa, que tem apoio da Superintendência Regional de Educação, foi no último dia 19, quando alunos da Escola Estadual Zacheu Moreira da Fraga, do distrito de Soturno, acompanharam uma palestra da psicóloga Giovanna Carrozino Werneck, especialista em Terapia Comportamental e Políticas Públicas em Gênero e Raça.

E na tarde desta segunda-feira (25), Giovana palestrou para estudantes da Escola Estadual Wilson Resende, de Burarama, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito, também como parte da programação da Semana da Juventude de Cachoeiro.

O “Diálogos sobre Juventude e Violências Cotidianas” foi concebido a partir da constatação de altos índices de violência entre estudantes do ensino médio, e as mulheres jovens compõem um público especialmente vulnerável.

“Pesquisas apontam que no país as vítimas se sobressaem entre mulheres mais jovens, principalmente na faixa dos 16 aos 24 anos. Então é importante realizar esse trabalho nas escolas, para que não sejam reproduzidos no ambiente escolar os eventuais padrões de violência doméstica. A família precisa continuar sendo a nossa base da construção do afeto. Cada estudante que assimilar e reproduzir essa mensagem será um multiplicador importante para o fim do feminicídio”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Após a finalização das atividades de conscientização nas escolas, também deverá ser feito um trabalho junto a outras secretarias municipais com o objetivo de implementar novas ações de combate à violência de gênero em Cachoeiro.

Semana da Juventude

Além de Giovanna Carrozino Werneck, quem também deu palestra em Burarama nesta segunda-feira foi o coordenador de Atenção à Juventude da Semdes, Tiago Tognere, que falou sobre Políticas Públicas para a Juventude.

“O principal impacto que nós esperamos é que esses jovens conheçam as políticas públicas existentes voltadas para eles, tanto no nível municipal quanto estadual e federal”, ressalta Tiago.

Além das palestras, que também foram ministradas para o público em geral pela manhã, houve distribuição pelo distrito de cartazes da Campanha do Adulto Consciente, que tem por objetivo desestimular a venda de álcool e drogas para menores de 18 anos.

A Semana da Juventude de Cachoeiro segue até quinta-feira (28) com atividades de orientação, esportivas e culturais.

O que ainda vai rolar na Semana da Juventude

Terça (26)

Instituto de Atendimento Socioeducativo do ES (Iases)

8h30 – Ato ecumênico

9h – Palestra sobre Estatuto da Juventude

9h40 – Roda de Conversa “Valorização de Mulher”

10h – Oficina de basquete com Lucas Menicucci

Quarta (27)

Recanto da Criança

9h – Gincana e apresentação da Banda do Tiro de Guerra
Quinta (28)

Bairro Santo Antônio

16h – Futsal feminino

16h40 – Apresentação cultural

17h – Futsal masculino

17h30 – Apresentação de hip hop com grupo Slun Culture

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *