PROJETO “ROPE” APROXIMA A GUARDA MUNICIPAL DA COMUNIDADE ESCOLAR EM MARATAÍZES

Além do trabalho ostensivo e preventivo nas ruas de Marataízes, zelando pela segurança dos cidadãos e cidadãs e dos patrimônios públicos do município, a Guarda Municipal de Marataízes está presente nas escolas municipais por meio do Projeto “ROPE” – Ronda Preventiva Escolar.

O Projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial e a Secretaria Municipal de Educação, previsto para acontecer durante todo o ano letivo. Tem por objetivo, além das palestras e atividades escolares, a prevenção de crimes contra a comunidade escolar, onde realizam rondas e paradas nas escolas durante os horários chamados de “pico”. E, nos períodos em que as escolas estão fechadas, a Guarda Municipal também está presente para prevenir possíveis furtos e vandalismos.

Dando início ao ciclo de palestras e atividades, a primeira ação dentro da escola aconteceu na última sexta-feira (05) na EMEIEF “Maringá”, no interior de Marataízes. As Guardas Civis Municipais, Carolinny Lyrio e Danyella Nunes, atenderam um convite da diretora, Vânia Machado Ferreira da Silva, e estiveram na escola, abordando o tema “Profissões”. Na oportunidade explicaram como funciona a profissão de Guarda Municipal e responderam diversas dúvidas dos alunos.

As pedagogas, Regiane Vargas Pereira e Claudia Passabom, avaliaram de forma muito positiva o momento, dizendo ter sido muito rico onde os alunos puderam ter mais proximidade e a oportunidade de conhecer a profissão. E, ainda, parabenizaram a iniciativa das secretarias e aguardam ansiosas, pois em novembro está prevista outra ação da ROPE dentro da escola.

A aproximação entre a Guarda Municipal e os alunos é de fundamental importância, pois a figura desse agente público tende a familiarizar e transmitir mais segurança no dia a dia das escolas. Vale ressaltar, ainda, que outras escolas da rede municipal de Marataízes também serão contempladas pelo projeto.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *