QUEM MANDOU? • Merendeira é afastada do cargo na Escola de Anchieta

Quem mandou a merendeira jogar fora o frango congelado encontrado na lixeira da escola pela jornalista?

O caso dos alunos da Escola Padre Anchieta no bairro Novo Horizonte em Anchieta está repercutindo na mídia estadual e na tarde deste sábado, o prefeito Fabricio Petri acabou por afastar a merendeira.

Até ao meio dia a Prefeitura sustentava em nota que o caso relacionado as crianças que passaram mal após saírem da escola poderia está ligada à água. Descartava veementemente a hipótese de elas terem se alimentado com a merenda da escola. Veja o que diz a nota.  “A Prefeitura de Anchieta/ES informa que as 27 crianças apresentaram indisposição intestinal na noite de ontem (16) já foram liberadas para retornarem as suas casas por volta das 12h00 de hoje (17) chegaram os resultados dos exames laboratoriais que felizmente não acusaram nada de grave. De posse desses exames, o médico que estava de plantão começou a liberar as sete crianças que ainda permaneciam em observação, as outras já haviam sido liberadas. A determinação do prefeito para investigação do que pode ter gerado toda essa situação continua. Os alimentos servidos no dia de ontem já foram analisados, com a presença do conselho de alimentação escolar, nutricionista e vigilância sanitária e foi constatado que estavam em perfeitas condições de consumo. A Prefeitura aguarda agora a análise da água coletada pela Cesan durante toda a noite de ontem e até a tarde de hoje, quando a última criança foi liberada a Prefeitura esteve presente dando todo o apoio às famílias. Lamentamos o ocorrido e lamentamos mais ainda que algumas pessoas tenham usado uma situação tão séria para tentarem tirar algum proveito político”.

Observe que a nota afirma que o Conselho de Merenda Escolar, juntamente com a Vigilância Sanitária e uma nutricionista analisaram a alimentação escolar e nada foi constatado de irregular. Em um segundo momento a nota diz que a Prefeitura aguarda uma análise que será realizada na água.

A Reportagem flagrou na noite desta sexta-feira 17, flagrou uma sacola com aproximadamente 6kg de frango cozido desfiado congelado na lixeira em frente à escola. Além dessa sacola, a reportagem encontrou mais uma sacola com restos de alimentos. Para se certificar que os alimentos jogados na lixeira teriam saído da escola, a jornalista conversou com Vera Pereira, moradora do bairro Arerá que disse ter visto uma mulher sair de dentro da escola com as sacolas e jogar na lixeira.

Convém ressaltar que, na declaração do gerente de comunicação da Prefeitura ao jornal, ele informou que o problema poderia ser da água e afastou toda e qualquer possibilidade de ser merenda estragada. A pergunta que fica, por que a merendeira foi afastada do cargo?

A ordem é jogar fora

A reportagem conversou com uma ex-diretora escolar de Cachoeiro de Itapemirim, Maria Rita de Cássia Louzada e ela assegurou que em nenhuma hipótese pode ser guardada de um dia para outro merenda escolar. Advertiu que a orientação é jogar fora. Nem mesmo doar para servir de alimentação a porcos. “Toda merenda escolar feita no dia deve ser consumida na escola, não é permitido passar essa merenda para outras pessoas, então a ordem é jogar fora. Infelizmente é um sistema que vem de cima, poderia poder fazer doação para pessoas carentes, mas não é permitido. Na minha época de diretora eu até infringia a lei e dava para as crianças carentes, o pessoal levava. Na verdade, não pode nem ser dada para porcos, tem que jogar fora. A comida congelada fotografada é um problema sério, não pode. As crianças têm de comer comida fresca todos os dias. Essa questão de Anchieta deve ser relacionada a comida estragada”.

Varredura nas escolas de Piúma 

A secretária de Educação de Piúma, Isabel Fernanda Scherrer lamentou profundamente o que ocorreu em Anchieta. Oportunamente ela garantiu que o episódio serviu de alerta e que, segunda-feira pela manhã já agendou uma reunião com todos os diretores das escolas municipais para solicitar uma varredura em todas as dispensas das escolas. Em tempo ela disse que conversará com as profissionais que atuam nas cozinhas para orientar sobre o assunto que é muito sério.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *