Quer comprar um ferro à brasa ou uma lamparina? Vá ao Carrefour da Roça em São Roque de Maravilha

Acha possível entrar em um estabelecimento comercial e encontrar para vender dezenas de lamparinas, “engomador” (aquele ferro de passar roupas a brasa), lampião e urinol (o popular penico)?. Descobrimos a Mercearia Maravilha, ou seja, o Carrefour da Roça lá no alto das colinas, em São Roque de Maravilha. E o que tem no estabelecimento é digno de cenário de novela de época.

São tantos os tantos utensílios que o empresário Valdemar Pin perdeu as contas. Quem administra este Carrefour é a própria família Pin que, além dos produtos que remetem ao passado, comercializa galinhas caipiras abatidas, fresquinhas, linguiça de porco, queijo fabricado artesanalmente, litros de leite retirados no curral, carne de porco e seus derivados e pasmem, até gasolina para quem ficar a pé no alto do morro, na estrada de chão batido, isto já há mais de quatro décadas.

E ainda tem mais: Dona Geni, que está casada com seu Valdemar há cinquenta anos ensina que a receita para o casamento durar tanto tempo é uma soma de substantivos: amor, união, respeito, compreensão e companheirismo que acabam refletindo nos filhos. Seu Valdemar tem um irmão que é casado com uma irmã de dona Geni e todos residem na mesma casa. “Nossa família é sempre unida, estamos juntos nessa Mercearia há 40 anos. Eu gosto muito de viver aqui na roça. Na roça a gente tem que trabalhar em qualquer serviço. Eu já trabalhei muito na roça, fui meeira em Conceição de Castelo. Meus avós são nascidos aqui, e a gente vinha pra cá, aqui conheci Valdomiro”, relembrou dona Geni.

A família que é descendente de italianos cultiva café, planta mandioca, tira leite e cultiva a terra. Muitos produtos que vendem na Mercearia são tirados do próprio chão. Quem fica encantado mesmo são os turistas. E quem vê o casal de idosos juntos no Carrefour não imagina que dona Geni ainda labuta no serviço pesado. “Esse ano eu parei de tirar leite porque a vaca me pisou no pé, aí eu não fui mais não. Eu ajudo, puxo leite do curral, minha filha tira. A minha sobrinha ajuda também na lida. Ontem mesmo eu estava fazendo cerca, carregando mourão. A gente sente muita dor, mas não paro desde os seis anos na batalha”, contou dona Geni.

Esta história da família que administra o Carrefour da roça envolve também a filha Margareth, que confidenciou que é ela mesma é quem tira o leite da vaca e faz os queijos. “Eu comecei a trabalhar também bem nova, casei com 22 anos. Adoro viver aqui, não troco esse lugar por nenhuma grande cidade, melhor coisa do mundo é viver perto da natureza, Não tem estresse”, frisou.

E, como o enredo desta prosa é longo, a neta Micaela nunca pensou em ter um celular, nem Facebook, nem a “praga” necessária do WhatsApp. Esta adolescente gosta mesmo é de estudar, fica atrás do balcão a tarde ajudando os avós, e jurou que vai ser professora de educação infantil e fazer pedagogia. “Eu adoro viver aqui, não sinto falta nenhuma de telefone celular, nunca tive, faço os trabalhos da escola pelos livros porque aqui não tem internet. Aqui a gente a diversão é trabalhar e estudar, diz sorrindo. O sonho, segundo ela: “Continuar a estudar, fazer faculdade e ser professora de educação infantil”, disse a menina que gostava de brincar de ser professora, diz Micaela que tem 16 anos.

Curiosidades

Os proprietários das pousadas no entorno indicam o Carrefour da Roça para os hóspedes visitarem e lá seu Valdemar acaba abrindo crédito.
No dia da visita da reportagem um jovem chegou e pagou dois litros de gasolina que comprou e na ocasião da compra estava sem dinheiro, seu Valdemar sequer sabia dessa venda. Agradeceu e o rapaz disse que é cliente assíduo.
Seu Valdemar vende na caderneta, fiado e disse que nunca levou um prejuízo que a palavra vale mais que o dinheiro.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *