Recital de Violino Alma Brasileira no Rubem Braga

Alma Brasileira, um espetáculo em tributo à nossa música e nossas raízes, ao som do Violinista João Felipe da Fraga e de ilustres convidados. Serão duas apresentações recheadas de brasilidade e boa música! 

 O Recital de Violino Alma Brasileira estará em cartaz nos próximos dias 21 e 22 de julho, às 20h00, no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. O jovem cachoeirense radicado nos Estados Unidos da América, João Filipe da Fraga é quem fará o Recital.

O objetivo é possibilitar a interação com a música brasileira através de obras de compositores diversificados contemplando grandes temas da música do Brasil  com apresentação de músicos renomados, tendo como solista o violinista cachoeirense João Felipe da Fraga.

Para o violonista, a música faz parte do cotidiano de todos e principalmente do povo brasileiro que está inserido em uma grande diversidade de ritmos.Neste contexto, observa-se que a  música erudita ou clássica vem se aproximando de todas as camadas sociais através da interiorização das apresentações de orquestras e recitais solos.

“Muito se tem comentado sobre a possibilidade de popularização da música erudita no Brasil. Todas as vezes que são realizados espetáculos de música clássica em locais públicos, os aplausos são calorosos. Este fato demonstra que a música clássica ou popular encanta. Mas é preciso admitir que, no Brasil, o número de pessoas que tem acesso à música erudita é bem restrito aos demais estilos musicais, principalmente nas cidades do interior”, comentou João Felipe que está feliz demais em fazer essa apresentação em seu berço.

O Recital é nasce de um projeto que tem como intuito explorar o riquíssimo universo da música brasileira, do erudito ao popular, assim como aproximar o público de Cachoeiro à música de concerto. Villa-Lobos, Pixinguinha, Tom Jobim e Roberto Carlos serão alguns dos grandes nomes que serão interpretados no recital, em execuções inéditas ao som do violino e músicos convidados.

“Num cenário atual de tantas crises em nossa Pátria Amada, é preciso um momento de reflexão e de reconexão à nossa própria cultura e raízes. A arte, considerada o alimento da alma, se faz necessária neste momento de adversidade em que vivemos, principalmente uma arte que podemos chamar de nossa”, ressaltou.

 

ALMA BRASILEIRA

A música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura do nosso país. Com grandes influências africanas e portuguesas trazidos pelos nossos antepassados, a Música Brasileira tem como principal característica a fusão de cores e sons e a diversidade de ritmos. Brasil, terra de gigantes, concebeu célebres figuras da música universal como Villa-Lobos, Pixinguinha e Tom Jobim, assim como os originais gêneros musicais, entre eles o Choro e a Bossa Nova, que tanto reconhecimento recebe pelo mundo.
Curriculum

 

Iniciou seus estudos de violino aos treze anos em Cachoeiro de Itapemirim – ES com a professora Erica Costa, ingressando na Camerata Sol Maior, onde, em 2009, assumiu o posto de Spalla. No mesmo ano passa a ter aulas com a professora Micaela Berger (Alemanha) em Vila Velha – ES. Em 2010, mudou-se para Campos dos Goytacazes – RJ integrando o naipe dos primeiros violinos da Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino, realizando um intenso trabalho orquestral aos moldes do “El Sistema” venezuelano, tendo participado de turnês pela Bolívia e EUA.

Mudou-se para o Rio de Janeiro – RJ, onde exerceu o posto de 1º violino na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem em 2011 e 2012, estando sob a tutela do professor Rudá Alves. Sob a direção do grande oboísta e maestro Alex Klein, participou ativamente do Festival de Música de Santa Catarina, estando presente nas edições de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 participando de masterclasses com Leon Spierer (Alemanha), Shmuel Ashkenasi (Israel), Charles Stegeman (EUA – Canadá), Ole Bohn (Noruega), Andrés Cardenes (Cuba – EUA) Norberto Garcia (Argentina), Marcello Guerchfeld, Daniel Guedes entre outros. Em agosto de 2012, participou da “Academie Musicale de Morges” na Suíça sendo custeado pelo Ministério da Cultura, onde estudou com os mestres do Conservatório Real de Bruxelas Katy Sebestyen e Ervin Schiffer.

Se apresentou em grandes palcos como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, United Palace (Broadway – Nova Iorque), Centro Sinfônico Nacional da Bolivia, Praia de Copacabana, entre outros.

No ano de 2013, foi contemplado com uma bolsa de estudos completa para estudar na Nicholls State University (Luisiana, EUA) aos cuidados do Prof. James Alexander, onde, aos vinte e um anos de idade, cursa bacharelado em violino.

Recentemente esteve em ativo contato com grandes professores da atualidade como Paul Kantor (USA), Arianna String Quartet (USA) entre outros.

 

 

Foto: João Felipe / Divulgação

Legenda: O jovem Cachoeirense João Felipe da Fraga volta a terra natal e apresenta p Recital Alma Brasileira, no Teatro Rubem Braga

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *