Revisão do PDU é discutida na Fecomércio com vereadores de Vitória

A diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), se reuniu nesta terça-feira (01), com vereadores de Vitória representados pelo vereador e relator do projeto na Câmara, Davi Esmael, para discutir as restrições impostas pelo novo Plano Diretor Urbano (PDU) que ainda será enviado para a Câmara Municipal, onde passará por avaliação.

Para o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, a minuta da revisão do novo PDU traz muitas limitações para a cidade e para o comércio, o que pode vir a prejudicar seu crescimento em época de grande crise. “Existem normas previstas na minuta que inibem o progresso do Vitória, que impedem o desenvolvimento da indústria, do setor de imóveis e do comércio, muitos limites ao desenvolvimento num momento de desemprego. Temos que pensar nos próximos anos”, diz.

Sepulcri enfatiza que a Fecomércio se posiciona contrária a duas questões principais: a regularização de lotes – pela regra do PDU só serão aceitos terrenos remembrados que tenham área máxima de 250 m². “As pessoas progridem, abrem uma pequena mercearia, por exemplo, e depois querem expandir o negócio, mas lamentavelmente poderão ter esse desejo cerceado”.

Outro ponto levantado se refere a redução da altura dos prédios. “A cidade vai perder seu dinamismo econômico, com reflexos nas áreas imobiliárias, de construção, do comércio e de serviços. É preciso uma discussão maior sobre o assunto”, declara.

Para o relator do projeto na Câmara, Davi Esmael, a reunião foi muito relevante. “Porque a câmara sai das suas paredes e se dispõe a dialogar com as cidades sobre todos os assuntos, hoje especificamente sobre o PDU. Estamos reunidos aqui hoje com os demais vereadores na busca de poder contribuir para desentravar o crescimento do comércio da cidade de Vitória. É um claro reconhecimento da importância da Fecomércio para a cidade de Vitória, um reconhecimento da importância do comércio como atividade principal que faz parte do setor produtivo e uma clara certeza que a Câmara precisa ter a sua gestão compartilhada de dialogar, sobre de que forma projetos como este possam impactar positivamente a vida dos capixabas”, frisa Davi Esmael.

Participaram da reunião o diretor Regional do Sesc, Gutman Uchôa de Mendonça; o diretor Regional do Senac. Dionísio Corteletti; o assessor jurídico da Fecomércio, Tarcísio Alves; o diretor da Fecomércio e presidente do Sindmat, Ilson Bozi; os vereadores Dalto Neves, Sandro Parrini, Cleber Felix, Duda Brasil, Wanderson Marinho, Mazinho dos Anjos, Leonil.

O PDU – que traça as metas para o desenvolvimento de Vitória nos próximos 10 anos será encaminhado na primeira quinzena de agosto ao Encontro da Cidade e de lá

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *