Ricardo assina Ordem de serviços para construção da Câmara fria da Coopervidas

 

Já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal os R$ 364. 895, 28 para construção da câmara fria e o túnel de congelamento da Coopervidas. A ordem de serviços foi assinada hoje em Piúma

O prefeito de Piúma, Professor Ricardo Costa – PDT assinou na manhã de hoje, no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes a Ordem de Serviços para início das obras de construção da Câmara e Túnel de Congelamento de frutas e polpa oriundas da produção da Agricultura Familiar.

Com a construção da câmara fria e do túnel de congelamento com capacidade para 200 toneladas de frutas, o estoque de frutas da agricultura familiar será regularizado, a matéria prima poderá ser estocada e negociada melhor quando o preço estiver compatível com o mercado, o que deixará a Cooperativa de Valorização, Incentivo e Desenvolvimento Agropecuário Sustentável – Coopervidas numa posição privilegiada e estratégica para fazer mercado.

Para o prefeito o momento tem um significado muito especial para Piúma, “ele vem coroar todo o trabalho da secretaria de Agricultura e aquilo que era projeto nosso em nosso município, não significa que com isso a gente esteja terminando um trabalho, muito pelo contrário, é o início de um trabalho, apoio aos nossos agricultores, apoio a agricultura familiar, através dessa câmara, desse túnel de congelamento o que vai permitir que eles, com a sua produção eles possam manter congelado para que consigam bons preços no mercado posteriormente. É uma iniciativa que a Prefeitura tem não é de hoje, é do passado, mas que nós conseguimos salvar, por conta disso, os cooperados da Coopervidas, os agricultores, todos estão de parabéns”, ressaltou Ricardo.

Quem estava muito feliz com a assinatura da ordem de serviço é o presidente da Coopervidas, Ady Brunini que se emocionou ao falar da luta e da vitória conquistada. “Quatro anos se passaram desde o nascimento do projeto até essa concretização. O território sul litorâneo é um desenvolvimento que se propõe no território, não municipal, é uma visão diferente, eu acho que está na hora da gente divulgar essa visão e apostar nela, a prova disso é essa câmara fria que vai estruturar o setor da fruticultura da agricultura familiar, é muito importante para nós”, frisou Ady.

De acordo com Brunini foi uma luta árdua para chegar nesse momento, “a vitória são desses parceiros guerreiros que conseguiram resgatar esse projeto que, em vários momentos esteve impedido, mas Deus assim permitiu que a gente tivesse essa situação hoje. Estou muito alegre hoje. Fico feliz porque as articulações do território uma verba sai do papel, após quatro anos. Temos gratidão por cada um que contribuiu para esse momento hoje, seja nesse governo de Ricardo, secretário de Governo Kauê, secretário de Moacir da Agricultura, eu agradeço prefeito, é um grupo de vitória, quando eu olho para as pessoas eu me lembro das dificuldades daquela época. Obrigado a todos, ao governador Paulo Hartung que tanto nos apoiou, o ex-prefeito Samuel que nos apoiou”, agradeceu. Ady se lembrou de muitos nomes que contribuíram para a concretização do sonho em realidade.

O deputado Carlos Manato – SD marcou presença na solenidade, em Brasília ele deu uma força para que saísse do papel e fosse transformado em verba. “Esse projeto foi apresentado em 2013, estava parado praticado nos órgãos e quando o Solidariedade assumiu a Agricultura Familiar o MDA (Ministério Do Desenvolvimento Agrário), eu tive em Piúma, me falaram desse projeto eu acionei o Aureliano Costa, o delegado do MDA e o que precisava ser feito, foi feito para liberar esse recurso. Temos que apostar na agricultura familiar. É muito importante a construção dessa câmara porque você vai congelar as frutas, a polpa e acerola, por exemplo, dá uma vez só por ano, eu acho que é um ganho muito garante para a agricultura familiar”, ressaltou Carlos Manato.

Aureliano Nogueira Costa delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, ex-MDA lembrou que o projeto é de 2013, mas o recurso, como outros para todo país tiveram que declinar. “Esse se manteve pelo apoio do Estado do Espírito Santo, principalmente com o apoio do deputado Carlos Manato. Esse recurso é fundamental porque ele agrega valor a produção, no período de safra onde se tem um preço mais baixo do produto o agricultor não tem como escoar a produção se não tiver uma câmara de resfriamento ou congelamento você termina perdendo esse material, com esse projeto que é fundamental, ele permite que todos os associados consigam comercializar a sua produção na cooperativa e armazenar o produto para escoar ao longo do ano mantendo o preço médio do valor do produto do mercado”, salientou Aureliano.

Presenças

Marcaram presença na solenidade diversas autoridades, entre elas: o Coordenador do Território Sul Litorâneo, Ronaldo Omar, presidente da Copervidas, Ady Brunini, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Aureliano Nogueira da Costa, deputado Federal Carlos Manato, representante do vice-governador do estado, Luiz Brical, representante do deputado estadual Rodrigo Coelho, Gédson Paulino, prefeito Ricardo Costa, vice-prefeita, Martha Scherrer, presidente da Câmara de Piúma, Bernadete Calenzani, gerente da Caixa Econômica Federal, Carlos Alexandre, Nelson Felix – Superintende Regional do Incra, Vanderli Miranda, chefe do Incaper Piúma, José Arcanjo Nunes, representando o Secretário de Estado da Agricultura, Kauê Oliveira, Secretário de Governo, Moacir Lima, secretário de Agricultura e Pesca, vereadores e sociedade civil organizada, além de agricultores e cooperados da Coopervidas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *