Robinho solicita construção de casas populares em Anchieta

Vereadores de Anchieta buscando soluções a várias demandas da cidade

 

Na sessão realizada no último dia 14, no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara de Anchieta, mais uma vez os vereadores fizeram diversas solicitações ao Executivo através de indicações.

 

Vereador Professor Robinho se preocupa com moradores que precisam de casas

O vereador Professor Robinho na indicação Nº 145, também de autoria do vereador Zé Maria e encaminhada ao prefeito Fabricio Petri, sugere que seja estudada a possibilidade de construir, a princípio, 20 unidades de casas populares para abrigar famílias que necessitam temporariamente do aluguel social. Segundo os vereadores, a Prefeitura economizaria e poderia, assim, construir mais casas.

Já a indicação Nº 151, requereu a secretaria de Esportes que seja implementada uma Corrida Rústica na Festa Nacional de São José de Anchieta. Professor Robinho disse que o objetivo é incentivar e estimular os cidadãos às práticas desportivas, além de movimentar o turismo e o comércio local.

Ao usar a tribuna, o vereador falou sobre as indicações apresentadas na sessão e falou que é necessário rever a questão do aluguel social no município, citando casos de famílias da comunidade de Jabaquara. Apresentou, também, um requerimento verbal à secretaria de Governo solicitando relatórios dos gastos institucionais referente a vídeos veiculados no início do ano.

Animais na rua preocupa Lorencini e Richard

Não é de agora que o problema de animais soltos nas ruas incomoda demais a população. Pensando neste tema Richard Costa solicitou informações a secretaria de Saúde e fez outras indicações. Na indicação Nº 141, elaborada em conjunto com o vereador Renato Lorencini e encaminhado ao prefeito Fabricio Petri, pediram que sejam tomadas providências concretas acerca do problema de abandono dos animais no município, com informações sobre quais medidas estão sendo tomadas para o levantamento das necessidades da reestruturação da zoonoses. Solicitaram, também, informação sobre a possibilidade imediata de implantação de local para 40 animais capturados e que sejam tratados.

Na indicação Nº 154, o vereador pediu ao secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Edson Vando de Souza, que seja providenciada a implantação de um pórtico no local de acesso à praia de Mãe-Bá com fotos das principais paisagens naturais no balneário, como falésias e lagoa, bem como os demais pontos turísticos do município.

Já a indicação Nº 155, encaminhada a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins de Freitas, e ao secretário de Infraestrutura, Flávio Sant’Anna, solicitou Richard que a Cesan seja acionada para solucionar problemas na caixa elevatória de esgoto no bairro Porto de Cima, e que também seja feita a manutenção.

O vereador, por meio do requerimento Nº 40, solicitou informações a secretária de Saúde, Jaudete Silva Frontino, referente a quantidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) e subunidades existentes no município, relatório de custo mensal com funcionários dessas unidades, relatório detalhado de despesa mensal com energia, telefone, internet, manutenção dos imóveis das ESF’s e relatório da quantidade de funcionários que estão lotados em cada ESF e subunidades, detalhando quantos possuem cargo de comissão.

 

Serginho de olho na Escelsa

Na indicação Nº 110, o vereador Serginho sugeriu que o Poder Executivo determine que a concessionária de energia elétrica EDP Escelsa faça uma revitalização nas fiações dos postes de rede elétrica. Na justificativa, Serginho relata que em diversas ruas e avenidas é possível encontrar fios de energia elétrica entrelaçados com os de telecomunicação.

Já a indicação Nº 129, encaminhada ao secretário de Administração Sandro Alpohim, solicita que a Faculdade Vasconcelos e Souza, que hoje funciona na Escola Municipal “Novo Horizonte”, retire imediatamente um container colocado no pátio da escola, pois atrapalha o espaço de convivência dos alunos.

O vereador também solicitou ao secretário de Infraestrutura Flávio Sant’Anna, por meio da indicação Nº 131, melhorias nas estradas de acesso a comunidade de Itapeúna, e patrolamento limpeza e varrição em alguns trechos de outras comunidades. Segundo Serginho, os trechos ainda não foram contemplados com asfaltamento das vias e necessitam dos serviços que amenizem a atual situação.

Plano Anchieta 2030 precisa ser atualizado, diz Brunoro

O vereador Tássio Brunoro na indicação Nº 143, encaminhada a secretaria de Infraestrutura, solicitou que sejam tomadas as medidas cabíveis em relação aos bueiros da comunidade de Planalto. Segundo Brunoro, a situação na Avenida dos Capixabas é precária e coloca o morador em risco, pois os mesmos encontram-se descobertos.

Encaminhada ao prefeito Fabricio Petri e a secretária de Governo, Paula Louzada, a indicação Nº 144 sugere que novamente seja discutido o Plano Anchieta 2030 para atualizações e reestruturações necessárias. Brunoro diz que a discussão é pertinente devido a realidade do município devido a paralisação das atividades da Samarco Mineração. Essa discussão prevê a criação de mecanismos de desenvolvimento para o município a curto e longo prazo, conforme a atual realidade socioeconômica.

 

Caliman quer capacitação técnica aos fiscais de obras

O vereador Beto Caliman na indicação Nº 148, solicitou ao prefeito Fabricio Petri que os agentes fiscais de obras e postura sejam capacitados com curso técnico em edificações, de acordo com a Lei Municipal 680/2011.

Já a indicação Nº 149, solicita que seja elaborado o Projeto de Lei que dispõe sobre o Código Sanitário Municipal. Segundo Caliman, é notória a carência de legislação que ampare os agentes sanitários nas diversas ações realizadas no município.

Terezinha Mezadre olha a saúde com preocupação

A vereadora Tereza Mezadri na indicação Nº 150, solicita que seja alocada uma técnica de enfermagem na Estratégia Saúde da Família da comunidade de Simpatia. Segundo Mezadri, a comunidade relatou que o atendimento só acontece uma vez por semana quando o médico faz atendimento juntamente com a enfermeira e, nos outros dias não há quem faça os procedimentos básicos e nem a liberação de medicamentos.

 

Zé Maria reforça solicitação de construção de casas populares

O vereador Zé Maria apresentou indicações ao prefeito e secretarias. Na indicação Nº 145, também de autoria do vereador Professor Robinho e encaminhada ao prefeito Fabricio Petri, sugere que seja estudada a possibilidade de construir, a princípio, 20 unidades de casas populares para abrigar famílias que necessitam temporariamente do aluguel social.

Zé Maria solicitou, por meio da indicação Nº 146, que seja feito um estudo de viabilidade para que a secretaria de Saúde disponibilize vacinas e que adéquo as Estratégias Saúde da Família das comunidades de Limeira, Simpatia e Dois Irmãos de Olivânia para receber o médico e o enfermeiro nos dias que atendem no ESF de Jabaquara. Segundo o vereador, os moradores precisam se deslocar para a comunidade de Jabaquara para receberem as doses das vacinas.

Já a indicação Nº 147, encaminhada ao prefeito Fabricio Petri, solicita que o município interceda junto do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado (DER-ES) que seja instalado dois sistemas de fiscalização eletrônica na BR 101, em frente aos trevos das comunidades de Jabaquara e na entrada da comunidade de Limeira, diminuindo o número de ocorrências na região.

​O vereador fez uso da tribuna e parabenizou o Executivo por promover a Oficina de Ideias, onde foi apresentado um planejamento para o turismo da cidade, além de justificar as indicações apresentadas na sessão.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *