Samuel Zuqui garante que obra da orla começa em breve

Homologada licitação da obra da orla foi feita no dia 11/03, segunda-feira, dia 14 sairá publicada no Diário Oficial e a assinatura da ordem se serviço ocorrerá logo em seguida

Na última sexta-feira, 11, foi homologada a licitação da tão esperada obra de revitalização da orla da Praia de Piúma. A notícia foi dada em primeira mão pelo prefeito Samuel Zuqui, durante entrevista ao Jornal, em seu gabinete. Oportunamente, ele adiantou que a empresa vencedora do certame foi a RR Costa, a mesma responsável pela obra da Avenida Beira Rio. Informou Samuel ainda, que o desconto ofertado pela empresa foi o motivo dela vencer a licitação, que está há cerca de seis meses ocorrendo, entre, recursos, prazos e outros.

O prefeito salientou que, mesmo tendo sido veiculada uma notícia na capa de um jornal da cidade, sobre as obras iniciarem em 15 de fevereiro, ele não se lembra de ter afirmado isso ao jornalista que escreveu a matéria, que, a propósito, virou motivo de piada nas ruas quando as pessoas perguntavam qual fevereiro a obra começaria.  “Licitação é uma coisa complicada, é um problema danado, a gente não pode dar datas, inclusive eu tenho dúvidas se foi eu quem dei data ao jornal que saiu a notícia. Eu não costumo fornecer datas, porque a legislação protege as empresas que disputam a licitação e obriga que a administração siga o rito, isso não podemos atropelar, e se houver atropelo o processo pode ser cancelado. Uma obra como essa da praia, que é a menina dos olhos da cidade inteira, é a obra do sonho também do construtor. Eles disputam entre eles preços, documentação, capacidade e execução. A prefeitura através do seu corpo técnico de engenharia e jurídico, vai analisando quem tem razão e vai decidindo até definir qual é a empresa que vai fazer. Hoje, nós homologamos a licitação e a RR Costa sagrou-se vencedora que deu o menor preço com 33% de desconto na licitação, e para o município foi bom. A lei 8666, dispõe que as administrações públicas têm que avaliar preço e qualidade, e se a gente não conhece a empresa, não tem como avaliar a qualidade, ainda mais no início de um processo de contratação. O que prevalece geralmente é o preço”, explicou o prefeito.

O próximo passo, a partir da homologação, é a assinatura do contrato com a RR Costa nessa semana, em seguida será dada a ordem de serviço e para o início da obra. “Essa obra vai começar ainda neste mês”, garantiu”.

 

Duas empresas

 

Destacou Samuel, que apenas duas empresas disputaram a licitação e se a segunda colocada não ficar satisfeita com o resultado do certame e entrar na justiça, a obra pode ser embargada. “Se a segunda colocada não ficar satisfeita com a decisão que a Prefeitura teve sobre a primeira colocada, ela pode entrar na justiça, ela tem esse direito e a Justiça e o Tribunal de Contas podem parar a obra. Mas como nossa licitação foi feita com total transparência e cuidados, além da nossa comissão que têm três membros, para essa obra eu nomeei outra comissão de acompanhamento com voz e poder para analisar também. Nós íamos fazer essa licitação em praça pública para mostrar que no nosso governo não tem falcatrua, não tem sacanagem, mas infelizmente não foi possível, pois ficamos preocupados de ter muitas concorrentes ou de dar um vendaval. A licitação foi de total transparência”, frisou.

O prefeito adiantou que o prazo de duração da obra é 12 meses, mas ele não garante que fica 100% pronta para o verão que vem. Quanto ao recurso, Samuel afirmou que a Prefeitura tem reservado, embora não seja os 100%. “Temos 60% do recurso, mas podemos reservar”.

 

Obra e etapas

 

O projeto de Revitalização e Urbanização da Nova Orla de Piúma, de acordo com o prefeito, essa é a principal obra da cidade e estava sendo projetada em conjunto com o governo do Estado, ainda na gestão de Renato Casagrande.

Além da Revitalização e Urbanização, o projeto previa o aterro hidráulico, que seria o engordamento da faixa de areia da praia e os novos quiosques. Mas, o projeto apresentado na época pelo governo do Estado, além de ter demorado dois anos, ficou muito caro. “Resolvemos então assumir a responsabilidade de fazer a primeira parte da obra”, porém são duas etapas.  “Em virtude de questões financeiras e ambientais. Não temos condições financeiras de fazer toda a obra, mas conseguimos a licença do IEMA e os recursos para fazer a primeira etapa”, afirmou.

A segunda etapa, com calçadão, novos quiosques e o engordamento da faixa de areia, a prefeitura espera o apoio do governo. “Acreditamos que o governo estadual vai nos ajudar na execução e na conclusão dessa parte. A primeira etapa, eu acredito que até o final do ano que vem estará pronta”, afirmou. O edital para a contratação da empresa que vai executar o serviço será publicado hoje nos diários oficiais do Estado.

 

Escolas

 

O prefeito falou rapidamente que outras obras estão na agenda para este ano, entre elas, a reforma da escola de Itaputanga e Manoel dos Santos Pedrosa. A propósito, ocorre nesta semana a abertura dos envelopes das empresas que participaram da licitação da obra da reforma da Escola de Itaputanga.

Samuel falou sobre outras obras, mas o jornal optou por focar na obra da orla. Em outra oportunidade cederemos espaço para ele detalhar melhor as obras para este ano.

 

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

  • jose adriano teixeir disse:

    moro em belo horizonte mais tenho apt na av.beira mar 2238 sou um velho frequentador da praia a mais de 30 anos fiquei feliz com a repotagem das obras poque e um presente valioso para todos saude p samuel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *