SHAKESPEARE EM X-MEN: APOCALIPSE?

A Tempestade, peça de Shakespeare, datada de 1610 (ou 1611?), traz três personagens marcantes – Calibã, Próspero e Ariel – que foram tecidos em várias metáforas por pensadores, críticos e escritores renomados, fazendo com que tal peça demonstre que o tempo só faz um texto literário tornar-se clássico e imbuído de polifonia que, na medida do possível, ecoa para outras artes.

Esse jogo intertextual, percebido no último filme dos heróis X-Men: Apocalipse, traz as três personagens da peça de Shakespeare nessa história cinematográfica. Logo de início, no filme, aparece a personagem Calibã que, na peça teatral, é fruto da relação de uma bruxa com um monstro marinho. Ele é, portanto, um híbrido, escravo de Próspero na peça, tenta sempre praguejá-lo e, na surdina, se dar bem, tal qual no momento em que tenta violar a honra de Miranda, filha de Próspero. No filme, Calibã é um mercenário, ele também é um escravo, mas tenta se dar bem sobre os outros mutantes, até a chegada do Apocalipse.

A personagem Apocalipse é a personificação de Próspero, de Shakespeare. Próspero ficou durante doze anos exilado, aguardando o momento certo para sua vingança, e no exílio, ele se encontra com Ariel, preso a uma árvore. Mas, Próspero, com sua magia, libertou-o e, como gratidão, Ariel passou a servi-lo. Assim foi com o Apocalipse do filme, ele ficou muitos anos esquecido nos escombros de uma pirâmide e, quando retornou, seu discurso era de liberdade para os mutantes, desde que estes o ajudassem a destruir o mundo.

Enfim, Shakespeare, em sua peça, traz a personagem Ariel com múltiplas habilidades, misteriosas e até mesmo não-humanas, como mergulhar no fogo, executar uma tempestade e tantas outras peripécias encomendadas por Próspero. E o que dizer do Apocalipse quando recrutou seus mutantes para executar as tarefas por ele almejadas?

Não se pode negar que em meio a tantos efeitos especiais que nos chamam a atenção, em X-Men: Apocalipse, lá está nosso velho Shakespeare.

 

LI E GOSTEI

O livro A literatura em perigo, de Tzvetan Todorov, fala-nos que não se pode negar que a história literária pode ser ensinada como um princípio de análise estrutural das obras, mas não como o fim, pois é preciso analisar o sentido da obra que, por sua vez, tem um diálogo com o contexto.

 

ASSISTI E GOSTEI

O filme SPOTLIGHT segredos revelados, 2015, ganhador do Oscar de melhor filme, dirigido por Tom McCarthy, conta-nos a história de um grupo de jornalistas, que teve coragem de denunciar a pedofilia praticada por alguns padres, em Boston, nos Estados Unidos.

 

FRASE DO DIA

“Os livros são ecos da alma e do coração.”

OUVI E APROVEI

Lá da internet, paródia de Roginei Paiva: Pode ser chato ou legal/ Barroco é paradoxal/ Marca central é a antítese/ Tem-se prazer ou martírio/ Mulher é anjo ou demônio/ E leva o homem ao delírio…

 

 

 

 

 

 

 

 

E A GRAMÁTICA…

Misturando Letras e Números

Decifre o texto abaixo:

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Fonte: Só Português

Compartilhe nas redes sociais

Leia Também

ENQUANTO HOUVER SOL… 26 de outubro de 2020
Literatuando 14 de novembro de 2019
OH, PROFESSORA QUERIDA! 24 de setembro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *