Tomas Dutton homenageado pelo Morto Vivo

Trabalhadores trocam uniforme por fantasia no bloco do Morto Vivo em Piúma

Esse ano Tomas Dutton é o homenageado juntamente com Chiquinha Gonzaga. O Morto Vivo tem esse compromisso contar histórias na Avenida. Ano passado o tema foi os 50 anos de Emancipação Política. Esse ano, o homem responsável pelo desenvolvimento de Piúma e a chegada da Família Taylor. E Chiquinha, porque no Rio era ela a compositora e maestrina que lançou o abre alas. Dois grandes momentos da história, Piúma sendo abrindo alas para o crescimento e no Rio, a irreverência de uma mulher que marcou a sua passagem no samba.

“Este ano o Bloco vai Homenagear Thomas Dutton Júnior e Chiquinha Gonzaga. Foi Thomas que trouxe a iluminação a gás para Piúma, que foi a primeira cidade do estado a possuir este tipo de iluminação e na mesma época, no Rio de Janeiro, a maestrina Chiquinha lançava o “Abre Alas”, a primeira música de Carnaval do Rio de Janeiro”, explica a presidente do Bloco, Fabricia Misságia.

 

História

 

Com o intuito de proporcionar um pouco de diversão aos moradores locais, que trabalham durante todo o verão, há 15 anos surgiu o Bloco do Morto Vivo que sai sempre no domingo, após o carnaval. Para quem trabalhou no verão e não teve tempo pra se divertir, esse é o momento, adianta o fundador da agremiação Jonas Figueiredo, proprietário do Bar do Jonas. Os turistas que ainda estiveram na Cidade das Conchas devem comparecer, a festa é linda e outras pessoas também estão convidados.

Sempre com temas culturais, valorizando o folclore da cidade das conchas ou homenageando figuras ilustres, artistas que já morreram e estão vivos em nossa memória, o Bloco Morto Vivo arrasta uma multidão de trabalhadores, comerciantes, quiosqueiros que durante o verão e carnaval não puderam deixar o trabalho.

Os abadás do Bloco são vendidos todos os anos no conhecido Bar do Jonas, em Piúma, onde o desfile é encerrado após uma belíssima apresentação na Avenida Beira Mar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *