Trabalhos realizados na última sessão da Câmara de Anchieta

Publicado em às 10:47.
Por Da redação

Enquanto várias Câmaras Municipais deixam de informar os trabalhos dos nobres vereadores, o Legislativo de Anchieta tira onda. Encaminha tão logo ocorre a sessão as terças feiras realises com os principais trabalhos dos edis. E nada melhor que as redes sociais e os sites para mostrarem o que estão fazendo os vereadores que recebem mensalmente para representar a cidade. Uma pena que a Câmara de Piúma, a de Iconha, a de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Alfredo Chaves, Marataízes e Presidente Kennedy ainda não tenham profissionais gabaritados para fazer esse serviço e com isso deixa os seus eleitores sem saber o que estão fazendo.

Confira abaixo os trabalhos dos vereadores de Anchieta na sessão ordinária 35, realizada no último dia 10, no Plenário no Plenário Urias Simões dos Santos.

Todos os vereadores encaminharam solicitações ao Executivo, o que demonstra que estão preocupados com a cidade. A maioria das indicações é direcionada ao secretário de Infraestrutura, Flávio Sant’Anna, sempre pedindo atenção as comunidades.

O vereador Alexandre Assad (PRB) encaminhou à Infraestrutura a indicação Nº 699 solicita que seja providenciada a execução da extensão da rede de energia elétrica na Rua Aylton Petri, na comunidade de Alto Pongal. A escuridão tem causado insegurança aos moradores locais. Já a de Nº 70 solicita calçamento na Rua Albino Salarine, na mesma comunidade.

Tereza Mezadre

Já Tereza Mezadre (PV) solicitou que sejam construídos banheiros e reformado o vestiário do campo de futebol da comunidade de Simpatia. Já a indicação Nº 701 solicita que a Infraestrutura faça uma reestruturação na rede de abastecimento de água e a troca de caixa d’água da mesma comunidade, que devido ao tempo de uso, encontra-se deteriorada e com vazamento. Mezadre encaminhou ainda a indicação Nº 697 solicitando que seja feita melhorias na iluminação pública na comunidade de Inhaúma. Essa é uma reivindicação da própria comunidade.

 

Zé Maria

O vereador Zé Maria (PEN) solicitou a realização de troca de lâmpadas e a restauração de placas de sinalização para comunidades da Sede e do interior. Pediu ainda que seja feita a limpeza dos bueiros da comunidade de Jabaquara. Nos períodos de chuva a água está ficando acumulada, principalmente em frente aos pontos de ônibus.

Na indicação Nº 693 solicita a troca de lâmpadas na comunidade de Recanto do Sol. Segundo justificativa apresentada, relata que os moradores estão com receio de sair de casa, pois a pouca claridade existente é a que vem das residências, o que não é suficiente para iluminar as ruas.

Visando melhor segurança no trânsito nas estradas das comunidades de Belo Horizonte e Goembê, a indicação Nº 694 pede providências quanto à restauração das placas de sinalização de trânsito.

O requerimento Nº 123, encaminhado ao diretor presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), solicita em forma de relatórios, os estudos de monitoramento do ar do município de Anchieta nos últimos dois anos.

O vereador fez uso da tribuna e falou sobre as indicações já apresentadas, solicitando redutores de velocidades nas comunidades de Jabaquara, Planalto e Guanabara. “O DER nos pediu fizéssemos um levantamento de acidentes nas regiões indicadas e ao recebermos o relatório, fiquei assustado. Em 2015 foram 33 acidentes, 2016 foram 35 acidentes e 2017 já estamos com 18 acidentes, ou seja, necessitamos urgentemente desses redutores”, disse.

 

Professor Robinho

O vereador Professor Robinho (PT do B) na indicação Nº 702 solicitou instalação de um redutor eletrônico de velocidade na rotatória do bairro Ponta dos Castelhanos ao Departamento de Estradas e Rodagens do Espírito Santo (DER/ES)

Já a indicação Nº 703, encaminhada à secretaria de Infraestrutura, solicitando a troca de lâmpadas queimadas dos postes localizados na Rua Franklin Von Doelinger e na Avenida Rauta. Os munícipes têm reclamado bastante sobre a insegurança que traz a falta de iluminação em diversas comunidades.

Ao prefeito Fabricio Petri, a indicação Nº 704 sugerindo que seja feito a catalogação dos Jongos existentes no município. O vereador relata que a cultura deve ser valorizada, incentivada e incorporada ao turismo como mais um atrativo para os visitantes, bem como saber quais os tipos de Jongos existem nas comunidades.

 

Richard Costa

O vereador Richard Costa (PPL) teve Projeto de Resolução aprovado e falou sobre o Festival de Frutos do Mar.

O Projeto de Resolução Nº 08/2017, feito em conjunto com os vereadores Alexandre Assad e Renato Lorencini, recebeu o pedido de dispensa de interstício da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, entrou na ordem do dia e foi aprovado com unanimidade. O PR dispõe sobre a criação da Comissão Especial de Desburocratização e Empreendedorismo para estudar e propor reformulações na legislação do município, com vista a diminuir obstáculos burocráticos ao empreendedorismo local.

Costa falou sobre a realização e organização de mais uma edição do Festival de Frutos do Mar, que acontece neste feriado, no balneário de Iriri.

 

Renato Lorencini

O vereador Renato Lorencini (PSB) teve o Projeto de Resolução Nº 08/2017 aprovado. O Projeto feito em conjunto com os vereadores Alexandre Assad e Richard Costa, recebeu o pedido de dispensa de interstício da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, entrou na ordem do dia e foi aprovado com unanimidade. O PR dispõe sobre a criação da Comissão Especial de Desburocratização e Empreendedorismo para estudar e propor reformulações na legislação do município, com vista a diminuir obstáculos burocráticos ao empreendedorismo local.

Ao fazer uso da tribuna, Lorencini falou da importância do gabinete itinerante e os anseios das comunidades da Sede e do interior, além de chamar atenção a questão da doação de órgãos.

 

Beto Caliman

 

O vereador Beto Caliman (DEM) encaminhou indicação ao chefe do Legislativo, Tássio Brunoro, solicitando inclusão de informações no site. Por meio da indicação Nº 689 solicitou que sejam divulgadas as ações das Polícia Civil e Militar, bem como da Guarda Civil Municipal, no site oficial do Legislativo como forma de reconhecimento das ações realizadas em recuperação de veículos roubados, prisões, combate ao tráfico de drogas e outras intervenções. Caliman acredita que a divulgação das ações ajudará a inibir a criminalidade.

Ao fazer uso da tribuna falou sobre o desenvolvimento da região sul. “Todas as empresas que vinham se instalar no Espírito Santo, iam para o norte. Hoje, o Fundo de Desenvolvimento da Região Sul (Fundesul) já é uma realidade e Anchieta faz parte por fazer a adesão”, disse o vereador. Aproveitou e chamou atenção sobre a falta de médico neuropediatra.

 

Vereador Serginho

O vereador Serginho (PSD) apresentou indicações ao prefeito Fabricio Petri solicitando melhorias. Na indicação Nº 690 sugere que seja destinado um local apropriado para estacionamento dos ônibus escolares, que tem estacionado em esquinas e na frente de residências no bairro Vila Samarco. Os moradores locais reclamam do risco, principalmente durante a noite, por se tratar de um local vulnerável e pouco movimentado, se tornando propício para assaltos.

Para a comunidade de Nova Jerusalém, a indicação Nº 691 solicita que seja feito serviços de manutenção, pintura e limpeza nas ruas da comunidade de Nova Jerusalém. As ruas encontram-se cheias de buracos, bueiros cheios, calçadas com mato e paralelepípedos danificados. Cabe ressaltar que as vias de acesso também são utilizadas por alunos que estudam na região e pelos transportes escolares.

 

Geovane Meneguelle

O vereador Geovane Meneguelle (PSD) apresentou uma indicação ao prefeito Fabricio Petri. A indicação Nº 688 solicita que o Executivo providencie, em caráter de urgência, a regulamentação e efetiva implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), instituído pela Lei Municipal Nº 414/2006. Segundo a justificativa apresentada, desde 2006 a agroindústria aguarda por essa regulamentação e a medida é de suma importância para que os produtores possam ter a oportunidade de ampliar seu mercado e, consequentemente, gerar mais emprego e renda. Além disso, o selo garante a qualidade dos produtos ofertados aos consumidores.

Meneguelle fez uso da tribuna e chamou atenção quanto à implantação da Escola Viva, do Governo do Estado, em Anchieta. “Na semana passada fomos surpreendidos com a notícia de que o Governo quer implantar no SESI/SENAI a Escola Viva, ensino médio de tempo integral. Nada contra o estudo em período integral. O que me deixou preocupado foi o número de vagas publicado, 480 vagas, que é quase 100% da ocupação do SESI/SENAI. Passamos décadas lutando para ter essa instituição de ensino no município, para oferecer curso técnico para Anchieta e região. Devemos ficar muito preocupado e alerta, pois pode significar o fechamento dos cursos técnicos. A população precisa se qualificar e é necessária a continuidade da oferta de cursos técnicos”, disse o vereador.

 

Tássio Brunoro

O vereador Tássio Brunoro (PMDB) apresentou uma indicação ao Executivo, solicitando pintura de escola. A indicação Nº 695, encaminhada ao secretário de Infraestrutura, Flávio Sant’Anna, solicita que seja providenciada a pintura da Escola Municipal de Ensino Infantil “Parati”, pois se encontram em péssimas condições, com manchas, pintura descascando, entre outras. Essa tem sido uma reclamação constante dos pais de alunos que estudam na referida escola.

Um Comentário

  1. Postado em 16 de outubro de 2017 às 18:31 | Link

    Gostei destas informações. A Câmara de Anchieta e seus vereadores, seguem trabalhando bem !

Enviar comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Campos obrigatórios marcados com *.

*
*
*