Turistas lotam Itaipava na 10ª Edição dos Festival de Frutos do Mar

Já se consolidou e virou tradição, o Festival de Frutos do Mar de Itaipava/Itapemirim e, nesta 10ª edição, não podia ser diferente, turistas de vários municípios do Espírito Santo e de outros estados estão curtindo o evento e se deliciando com os mais de 80 pratos da gastronomia local e de fora.

Uma área de 1.500 metros completamente equipada para dar ao visitante toda comodidade possível, além dos comerciantes que ocupam os mais de 30 stands foi disponibilizada no local.

Algumas novidades nessa 10ª edição como os stands: Maria Vai com as Ostras, o Japa, comida Japonesa e o stand da Else Beer – Cervejaria feita com arte que vem agradando em cheio os amantes da cerveja artesanal.

A Reportagem conversou com o chefe de cozinha Alessandro Eller e ele elogiou muito a estrutura do local e as novidades desse ano. “Esse ano, é um ano muito bacana, porque é a 10ª edição, a gente ver aqui a continuidade, muito em função do grupo dos comerciantes que estão todos unidos e da associação, somada ao apoio incondicional da Prefeitura de Itapemirim. Um ano difícil para todo mundo, mas Itapemirim está fazendo um evento muito bacana. Tem muita oferta em gastronomia, uma diversidade de pratos, muita criatividade. Esse ano trouxemos o Maria Vai com as Ostras para estar aqui e nos ensinar como se trabalha ostra frescas e gratinada. Trouxemos o Beer Truck de cerveja da Else, a primeira cerveja artesanal registrada no Espírito Santo. As pessoas podem provar cervejas artesanais deliciosas. Primeira vez também, o restaurante japonês, utilizando os produtos daqui, exceto o salmão que é do pacífico e ensinando as pessoas a trabalhar”, comentou Eller.

Lembrou o chefe Alessandro que, na abertura do Festival Gastronômico foi preparada uma enorme paella e servida a mais de mil pessoas que marcaram presença no local. “Amanhã vamos conduzir uma aula que é uma surpresa, estaremos juntos com a mãe do prefeito que vai nos ensinar a fazer um cação ao molho de creme de leite. O festival já é um sucesso, de público, de organização. Eventos como esses têm ganhando muita força. Ontem tinha muita gente e hoje está lotado”, disse Eller.

 

Novidades e delícias

Festiva de Itaipava 2 Festiva de Itaipava 3 Festiva de Itaipava 4 Festiva de Itaipava 5 Festiva de Itaipava 6Festiva de Itaipava 12 Festiva de Itaipava 7 Festiva de Itaipava 8 Festiva de Itaipava 19Festiva de Itaipava 22Festiva de Itaipava 17Festiva de Itaipava 13Festiva de Itaipava 190Festiva de ItaipavaFestiva de Itaipava 28Festiva de Itaipava 23Festiva de Itaipava 9 Festiva de Itaipava 11 Festiva de Itaipava 14 Festiva de Itaipava 15 Festiva de Itaipava 25 Festiva de Itaipava 26 Festiva de Itaipava 120

Os stands chamavam atenção, ora pelo cheiro ou pela decoração e a criatividade no vestuário. A Reportagem parou no Rei das Porções para experimentar uma salada de polvo e um macarrão mediterrâneo, trocou dois dedos de prosa com Jordana Delfino que falou rapidamente dos pratos que a casa está servindo. Jordana destacou a Mariscada a moda do rei, onde o cliente escolhe entre massa e arroz, e se delícia com peixe, polvo, lula, camarão, sururu e ainda vai acompanhada com uma lagosta gratinada. Destacou também o macarrão mediterrâneo, a base de atum, com molho de alcaparra, manjericão e tomate. Além desse Macarrão que é uma tentação, da cozinha da Jordana ainda está saindo, a panqueca de camarão, a salada de grão de bico, a salada de polvo com torradas e caldinho de Siri. “Esse festival está valendo muito a pena, estamos tendo muito apoio da Prefeitura e dos municípios vizinhos, todos marcando presença e curtindo muito a nossa gastronomia, estou muito satisfeita”, frisou Jordana.

Pela primeira vez no Festival, Maria vai com as Ostras está oferecendo pratos sensacionais. “É a primeira vez no Festival de Itapemirim. Temos aqui ostra gratinada como prato principal, é uma ostra cozida com molho branco e queijo, uma delícia. Temos também a ostra fresca que a gente abre na hora. O festival muito organizado, público excelente e as vendas superaram”, salientou Tais Bicalho.

100% capixaba a Else Beer está também no Festival tirando onda, primeira cerveja artesanal registrada no Espírito Santo. “Nosso objetivo é oferecer ao nosso consumidor uma experiência nova, o prazer de degustar as melhores cervejas do mundo, produzidas aqui, cervejas feitas com arte’, frisou José Olavo Medici fundador da Elsi.

No stand da Elsi, Inara Macedo assegurou que a cerveja é uma delícia. “Produto 100% capixaba, de qualidade. A nossa cerveja é puro malte. Estamos adorando estar aqui, um público muito bacana, organização 10, estrutura, festival maravilhoso”, disse.

O Festival segue até domingo, em Itaipava. São 23 stands servindo gastronomia da melhor qualidade, além dos stands CE artesanato, da Secretaria de Turismo com diversas informações e outros. Segurança, estacionamento e uma visão única do mar ao fundo. Vale a pena nesse feriado participar da 10ª Edição do Festival de Frutos do Mar de Itaipava.

 

Ver a alegria nos olhos dos comerciantes nesses tempos de crise é muito gratificante. Parabéns de novo Itapemirim…

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *