Um amor que durou 60 anos de cumplicidade

Seu Vazinho se despede de Piúma deixando uma lição de honestidade e amor à família

Dona Fia, isto é, Albertina Xavier Taylor é prima de seu Vazinho, ou Anival Taylor Miranda. O pai dela, Adalberto Taylor é irmão do pai dele, Oenes Taylor. A cena triste dessa genealogia aconteceu na tarde dessa segunda-feira (10), na porta da peixaria da família, onde Dona Fia estava sentada, mergulhada em tristeza. Ela contou que o esposo estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Piúma, muito fraquinho. Parecia que dona Fia estava pressentindo que seu Vazinho estava já se despedindo dela.

E na madrugada desta terça, (11), ele se foi às 4h30, sendo sepultado às 15 horas. Seu Vazinho e Dona Fia completaram 60 anos de casados no início de abril. Mesmo com o coração muito triste, na segunda, dona Fia nos contou que, ainda menino, seu Vazinho ajudava o pai a salgar peixes, depois foi para o mar pescar. Passou 30 anos nesse oficio que desempenhava com muito orgulho, de onde ele tirou o sustento para cuidar da esposa e dos oito filhos.

Toda vez que ele embarcava a esposa ficava apreensiva, com medo de que algo pudesse acontecer em alto mar. “O coração ficava apertado, eu ficava nervosa principalmente quando o mar estava agitado na Boca da Barra brava. Graças a Deus ele sempre foi muito trabalhador e carinhoso. Um pai maravilhoso”. Foi um homem que trabalhou a vida toda, honrou seus compromissos e deixou uma lição de honestidade aos filhos a toda a família.

Foi uma união exemplar durante 60 anos. Dessa união nasceram os oito filhos que foram educados de forma igual. O pai sempre foi o espelho para a família e não se tem notícia na cidade que seu Vazinho tenha dado um prejuízo a ninguém, gostava das coisas dele sempre corretas. Pagava em dia a quem devia.

O namoro foi ainda na adolescência de dona Fia; ela tinha 15 anos quando foi trabalhar na casa do sogro para ajudar a sogra que havia acabado de dar à luz. “Eu fui trabalhar na casa dele, quando a mãe dele ganhou neném, eu tinha quase 15 anos e ele tinha 21. Lá ele começou a me paquerar e assim começamos a namorar. Nós tivemos oito filhos, 13 netos, 10 bisnetos e 1 tataraneta. Todos são presentes de Deus”.

Sobre a receita para um casamento durar 60 anos, Dona Fia disse que é uma soma que envolve amor, paciência, confiança e, principalmente, respeito. Na tarde de segunda ela estava completamente desolada, parecia pressentir que seu Vazinho se despediria na manhã do outro dia. “Muito difícil ficar sem ele, um pai que nunca colocou a mão em um filho para dar um tapa, um exemplo.  Os filhos sempre nos respeitaram. É o meu grande amor”, disse.

O filho, Carlos Alberto Taylor assegurou que para toda família os pais são os esteios. “Pra nós é uma glória, esses 60 anos de casamento. O povo de Piúma recebe muito bem a gente; estão visitando meu pai no hospital. Graças a Deus, Piúma é uma família. Meu pai está com 80 anos e está com câncer. É triste e um sofrimento pra ele, pra mim e para minha mãe. Meu pai é o orgulho da família; um homem honesto, sempre pagou todos de maneira correta. Não é fácil viver 60 anos com uma pessoa e depois ficar sozinha”, ressaltou.

A equipe do Jornal Espírito Santo Notícias se solidariza à família de Taylor, em especial a família de seu Vazinho, nesse momento tão doloroso, lamenta a perda e deseja que Jesus Cristo conforte o coração de todos nesse momento de tanta dor.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *