Um empreendedor de sucesso: 180 lojas no Brasil

A Açaí Mais é a empresa escolhida pelo jornal para dar uma lição de empreendedorismo. O empresário Wanderson veio de MG criou a empresa e apresentou ao Brasil

O empresário Wanderson Lamoia Nogueira é um exemplo de empreendedor que escolheu o Espírito Santo para lançar a sua marca e ganhar o Brasil. Em especial, Piúma, cidade que ele conheceu há 15 anos. Inicialmente, quando chegou de Leopoldina, Minas Gerais, ele revendia sorvetes e picolés Sol e Neve, em uma loja na orla da praia. Mas, Wanderson ousou e criou o próprio produto, lançou a marca Açaí Mais e hoje é sucesso. São mais de 180 lojas: ES, MG, RJ, SP e DF, sendo 42 somente no Rio de Janeiro e, em expansão, com mais de 180 lojas parceiras, onde é revendida toda a linha de sorvetes, paletas e açaí. Ele emprega pelo menos 60 funcionários e produz uma média de 150 mil paletas mês, fora o Açaí. “Esse ano, podemos dizer que fomos salvos pela paleta. Ano que vem teremos o picolé e um novo produto que ainda está em off. Temos que matar um leão por dia, é um investimento muito alto, para se ter um novo produto no mercado. E se não girar esse novo produto? É preciso tentar, já tivemos produtos que não giraram. Pode não girar no mercado. Tem que tentar, que correr, que buscar. Tínhamos um volume médio nas lojas em 2012, 13 muito maior que 2014 e extremamente maior que 2015. Estamos aumentando o número de lojas para poder manter uma certa venda, porque as vendas das lojas estão muito baixas, o desemprego é muito alto e a crise é muito séria. Mas se você não criar, você fica dentro da crise também, eu usei uma frase no meu WhatApp outro dia: ‘é da crise que se cria’. Na crise a gente se redescobre”, frisou Lamoia.

De acordo com o empresário, a empresa nasceu em 2010 da proposta de melhor atender a uma clientela exigente e criteriosa, que através do consumo cada vez maior, alimentou o sonho do proprietário de proporcionar a esse consumidor seleto, um produto nutritivo, saboroso e de altíssima qualidade. A iniciativa fez sucesso e a procura pelos produtos aumentou de tal forma que a marca iniciou um processo de expansão a fim de transformar o local em nacional.

 

Expansão

 

O processo de expansão envolveu o investimento na fabricação com foco na qualidade, aumentando a linha de produtos comercializados e a área de atuação. Atualmente, a fábrica encontra-se em ampliação para uma área superior a 6.000 m² no polo industrial de Piúma. As obras não param e a previsão é que em dezembro a sede da produção já esteja no polo industrial.

“Nós acreditamos que o bem estar está associado à qualidade, por isso investimos em produtos diferenciados com o objetivo final de proporcionar ao consumidor saúde e nutrição, atendendo a todos os perfis de clientes, desde o consumidor infantil até o idoso, de qualquer classe econômica. A grande paixão que a Açaí Mais Sabor tem é poder fazer produtos que sejam momentos de alegria e saúde na vida das pessoas”, ressaltou o empresário.

A Reportagem visitou o galpão, no Pólo Industrial e a fábrica onde tudo é feito e ficou impressionada com o que viu. Uma equipe afinada, trabalhando sem parar. Acompanhou a Reportagem todo o processo de produção, da produção das paletas à embalagem. Tudo é feito no mesmo tempo.

 

Cria tudo

açaí fabrica Açái Mais sabor 3 açaí fabrica 4

Da logomarca, aos produtos. A equipe é composta por profissionais de ponta e

Wanderson observa cada detalhe, ver desde a criação da arte de adesivos para as lojas, a embalagem, ao rótulo do freezer. A criação toda é feita em Piúma. A produção e distribuição. Ele não tem tempo para ser anfitrião, dispensa convites de almoço e trabalha até de madrugada. Sucesso para ele é uma combinação de trabalho, determinação, criação e busca constante.

A empresa está sempre capacitando seus colaboradores, além de automatizar o processo produtivo, visando a excelência de seus produtos. Uma fábrica profissional, com investimentos em tecnologia da informação e logística avançada que permitem atender aos parceiros de forma eficiente e ágil, garantindo a qualidade do produto para o consumidor final.

A Açaí Mais não precisa especificamente do litoral do Espírito Santo para existir, o volume de vendas de Guarapari a Kennedy representa apenas 3% do total. A empresa tem maior fluxo em São Paulo, Rio, Brasília.

 

O acesso à empresa

 

Piúma, embora seja o berço de muitas novas empresas e escolhida pelo empresário para lançar a sua marca e mostrar ao Brasil, infelizmente deixa a desejar no quesito estrutura. O acesso ao Polo Industrial é péssimo, e os caminhões da Açaí Mais para chegar a sede da empresa correm riscos em dias de chuva. Wanderson fez um desabafo. “Infelizmente estamos em um Polo Industrial que não existe esgoto, telefonia, rede fluvial e pavimentação. O que tem aqui razoavelmente é energia. Eu gosto de Piúma, eu sempre digo, é uma cidade amaldiçoada pelos políticos e pelo poder. Não existe político dentro da cidade que tome a cidade com responsabilidade, e queira fazer, se tem um, vem um e atrapalha. Uma cidade que há anos vem se repetindo a mesma coisa, desleixo. Uma cidade turisticamente maravilhosa, beleza natural perfeita.

A empresa que mais cresce no mundo é o turismo e Piúma faz questão de desprezar. Não é o mandato atual e nem o anterior, são todos nos últimos 10 mandatos”, criticou.

 

Decepção

 

O que decepciona o empresário é a total falta de estrutura. Para a nova área de produção que está em fase final, ele está com uma preocupação, pois deve quadruplicar a produção de paletas. “A gente deixa de ter capacidade produtiva de cinco mil picolés por hora para 21 mil por hora. Eu tive de colocar dois tanques enterrados com capacidade para 40 mil litros para escoar o resto de produção e tenho que comprar um caminhão limpa fossa para retirar essa água todos os dias, porque não temos esgoto. Eu vou produzir de 10 mil a 15 mil litros de água de resíduo de leite. É um absurdo e o pior de tudo, não temos expectativa, não é uma questão nacional, é municipal”, reclamou.

 

O açaí

WA photodesign açaí fabrica 090 açaí fabrica aldja WA photodesign

O açaí é um tiro certeiro contra os radicais livres e processos inflamatórios. Sendo assim, incorporar a fruta brasileira em sua dieta ajuda a prevenir doenças coronárias, neurológicas e até a obesidade.
A polpa do açaí possui uma quantidade significante de moléculas antioxidantes, que neutralizam radicais livres e podem prevenir alguns tipos de câncer. Um estudo da Universidade da Flórida, publicado na revista americana Jornal of Agricultural and Food Chemistry, sugeriu que bagas do açaí ajudaram a produzir respostas contra células cancerígenas. Para completar, a combinação desses antioxidantes com ácidos graxos encontrado na fruta também é indicada para baixar os níveis de LDL (o colesterol “ruim”).
 

Sorvete

 

Açái Mais saborSorvete é a cara do verão! Uma opção refrescante para a estação mais quente do ano. Mas o que você talvez não saiba é que os especialistas indicam o consumo de sorvete o ano todo. Além de ser um alimento nutritivo, que confere sensação de prazer ao consumidor por ser um alimento gostoso e refrescante, se adicionado de ingredientes funcionais, como os probióticos e prebióticos, também gera efeitos benéficos à saúde.

 

Paletas Mexicanas

açaí fabrica dada açaí fabrica 9

As Paletas Mexicanas Mais Sabor chegaram com tudo! Elas são minuciosamente preparadas, seguindo um rigoroso controle de uniformidade e qualidade do produto em todas as etapas desde a fabricação, o armazenamento e o transporte, garantindo assim a fidelidade artesanal e natural como são feitas originalmente no México.

 

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  • Rachel Rodrigues Machado disse:

    Boa tarde! Parabéns pela trajetória, força, fé, determinação e outros quesitos observados durante minha leitura que fez com que alcançasse o sucesso. Trabalhei na empresa Sol e Neve no setor de expansão de lojas, mas tenho muita vontade de agregar com pessoas que com todo objetivo alcançado continue valorizando as pequenas coisas da vida. Venho através dessa dizer que já não trabalho mais na antiga empresa devido a alguns itens deixados a desejar. Tudo que faço né entrego e com certeza o retorno, não acontecendo prefiro me disponibilizar a agregar uma empresa que já tinha pouco conhecimento. Após a busca por informações tenho certeza que vcs com a grande administração visível vão alcançar muito mais sucesso e trazer grandes benefícios aos cidadãos brasileiros. Deixo aqui toda minha satisfaçao e parabenizo pela grande história que estão construindo. Coloco a disposição se for de grande valia pra empresa. No mais vamos agradecendo e valorizando a vida pois levamos daqui grandes histórias como essa que acabei de me informar. Qualquer coisa estou a disposição.

  • Luiz Fernando Pessoa disse:

    Só sou contrário à idéia de exigir que seuse funcionários trabalhem depois do expediente, e ainda digo que não há mais rendimento nisso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *