Vibração e felicidade rechearam a cerimônia de premiação do Agrinho

 

Cerca de 1.300 pessoas entre alunos, pedagogos e professores de 42 municípios do ES compareceram

Com desenhos e redações as crianças expressaram como entendem os conceitos de ética e cidadania, tema do Programa Agrinho 2016, e deram uma bela aula na cerimônia de encerramento e premiação do Programa, no dia 29 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória. Ao todo, 836 escolas aderiram o Agrinho e desenvolveram atividades dentro e fora de sala de aula.

O Agrinho, que tem como objetivo discutir sobre saúde, meio ambiente, trabalho, consumo e cidadania, sempre traz temas relevantes para que alunos e professores possam refletir e propor soluções para mudar o meio em que vivem. Neste ano, 64.590 alunos participaram do Programa em 42 municípios capixabas, sendo orientados por 3.984 educadores, que foram capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do ES (SENAR-ES).

Muito satisfeita e emocionada, a superintendente do SENAR-ES, Letícia Simões, comemora mais uma edição do Programa. “Tudo vale a pena quando se atua com criança, pois você trabalha com futuro, expectativas e sonhos. E esses sonhos estão podendo se tornar realidade por meio dos projetos que foram premiados. Tudo é feito com muito cuidado e carinho”, conta.

Os trabalhos, que fazem parte da 12ª edição do Programa Agrinho, envolvem alunos de Educação Especial, Educação Infantil e de Ensino Fundamental queforam avaliados e classificados por uma comissão de profissionais do SENAR-ES. Entre os prêmios entregues estão uma motocicleta, bicicletas, impressoras multifuncionais, televisores de 32 polegadas, videogames e notebooks, além de certificados e mochilas.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (FAES), Júlio Rocha, reforça a importância do Agrinho nas salas de aula. “Vimos nos trabalhos apresentados que os estudantes estão criando uma consciência da necessidade de evoluir em ética e cidadania na formação. Eles são o futuro e estão agindo e servindo para acarrear essas grandes informações para os seu pais e a comunidade em que vivem”, afirma.

Vencedores

Em primeiro lugar na categoria Experiência Pedagógica, Luciléia bergamacsh, desenvolveu um projeto para evitar desperdício de alimentos. “Com apoio da prefeitura de Laranja da Terra conseguimos recolher alimentos em condições de consumo que seriam descartados. Nós doamos para a terceira idade, escolas e creches que precisam. Até o momento já conseguimos montar 150 caixas de produtos. O Agrinho nos proporcionou a chance de trabalhar a conscientização”.

De Itaguaçu, a vencedora do 7º ano foi Luana Bride Alves Schvanz. A estudante destacou o auxílio da professora em sala de aulda. “Foi muito legal e divertido participar. Foi a minha primeira vez que participei e não imaginava ganhar o primeiro lugar. A professora foi muito atenciosa comigo e com todos da sala. Estou muito, muito feliz!”.

Realização

O Agrinho é realização do SENAR-ES e da FAES, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e com patrocínio da Dow Agrosciences e Nestlé.

 

Confira a lista com os vencedores no site: www.faes.org.br.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *