VIVA SORRINDO – Atendimento odontológico especializado para pacientes com necessidades especiais

A vida de um portador de necessidades especiais não é fácil, como se pode imaginar. As preocupações são inúmeras: cuidados físico-motores, psicológicos, financeiros e tantos que, invariavelmente a saúde bucal acaba esquecida. Com objetivo de mudar esta realidade, Itapemirim vem realizando o programa Viva Sorrindo, que completa seis meses, em abril.

A convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência define que “pessoas com deficiência são aquelas as quais têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade”. Entre estes, estão incluídas as pessoas com deficiência visual, auditiva, física ou múltipla.

 Infelizmente, por dificuldades técnicas, logísticas e financeiras, o atendimento, na rede pública, até o momento, era bastante complexo. Os pacientes do interior eram encaminhados para a capital, Vitória, onde o único tratamento oferecido era a extração total dos dentes.

O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a dentista Bianca Bahiense, odontopediatra especialista em pacientes com necessidades especiais, começou a atender de forma humanizada, estes pacientes, das mais diversas idades.

Desde o início do projeto pode-se observar indicativos não apenas de melhora na qualidade de vida dos pacientes mas também uma redução do tempo de internação por motivo de infecções odontogênicas, redução de custos hospitalares, pois a especialista reduz a necessidade de exames complementares e pratica e racionalização do uso de medicações.

Para conseguir o atendimento, o paciente deve buscar a unidade de saúde mais próxima de casa e com a guia de referência, realizar o agendamento. “Este agendamento, é de suma importância para o bom andamento do projeto, afinal, um paciente com necessidade especial não fica esperando como outras pessoas em uma recepção”, destaca a dentista Bianca Bahiense.

São realizados cerca de 10 atendimentos por sábado, de 7 às 13horas, com toda estrutura hospitalar à disposição, incluindo uma anamnese e avaliação do histórico médico, podendo inclusive ser realizado dois atendimentos de emergência – em caso de pacientes com dor excessiva.

Estuda-se futuramente, uma evolução do projeto, que contará com centro cirúrgico , atendendo casos em que foi inviável o atendimento ambulatorial , porém este atendimento cirúrgico realizado sob anestesia , será com a finalidade de tratar e não apenas remover os elementos dentários desses pacientes , que já sofrem diversas limitações .

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *